Fale com a gente

Política Entrevista ao O Presente

“Queremos transformar Pato Bragado em um município mais tecnológico”, destaca Mano

Publicado

em

Candidato à reeleição, Leomar Rohden (Mano): “A sociedade deve avaliar se merecemos a oportunidade de prosseguir o que iniciamos e queremos para Pato Bragado. Me sinto bem, com mais experiência e com muita vontade de poder fazer mais” (Foto: Joni Lang/OP)

Ele já foi vereador, secretário municipal, vice-prefeito e, agora, almeja a reeleição ao cargo de prefeito do município de Pato Bragado. Leomar Rohden (Mano) (MDB) lidera a coligação denominada União Bragadense de Partidos, que tem o jovem ex-secretário John Nodari (PSD) como candidato a vice-prefeito.

O grupo concorre ao pleito apoiado oficialmente na majoritária pelo MDB, PSD, PP e Cidadania, todavia conta com apoio de outras lideranças. Em entrevista ao O Presente, Mano aponta os projetos realizados desde 2017 e apresenta as principais propostas a serem implantadas caso reeleito. Confira.

 

O Presente (OP): O que lhe motivou a buscar a reeleição como prefeito?

Leomar Rohden (LR): Junto com o John Nodari podemos contribuir muito no desenvolvimento do nosso município. Moro há 54 anos em Pato Bragado e amo esse município. Tenho obrigação e direito de poder contribuir ainda mais. Mano e Dirceu Anderle fizeram bastante e hoje coloco meu nome à disposição com o John para a sociedade avaliar se merecemos a oportunidade de prosseguir o que iniciamos e queremos para Pato Bragado. Me sinto bem, com mais experiência e com muita vontade de poder fazer mais por Pato Bragado.

 

OP: Como está sendo a campanha tendo o John Nodari como candidato a vice-prefeito?

LR: Muito tranquila. Formamos uma boa dupla, assim como tem sido com o Dirceu; agora é experiência com juventude. Temos muito a acrescentar e melhorar no nosso município.

 

OP: A oposição está fazendo sua campanha focada no discurso de mudança, uma vez que o atual grupo governa o município desde 2005. Como o senhor tem procedido para rebater esta estratégia?

LR: Estamos tranquilos em dizer que nossa gestão (2017/2020) concluiu muitas obras e faremos outras. Nossa gestão foi feita com muita responsabilidade. Dos últimos 20 anos nós temos o menor número de cargos em comissão da história do município e um dos menores índices de folha de pagamento da região, então vejo que estamos no caminho correto. Podemos ter falhado em alguns aspectos, mas fizemos muitas ações boas. Estamos preparados e focados naquilo que queremos. Penso que temos aval muito grande da população por tudo aquilo que já fizemos. Nossa gestão está pautada em um plano de governo exequível; não traremos algo que não possa ser realizado. Implantaremos ações de tecnologia que serão fundamentais em todas as áreas, pois temos que nos adequar e por isso é importante a experiência e a juventude para transformar Pato Bragado em um município mais tecnológico, também com a ajuda de parceiros.

 

OP: Como vem sendo desenvolvida a campanha, que neste ano está mais restrita ao contato com os eleitores devido à pandemia de coronavírus? Estão sendo realizadas visitas? Os meios digitais vêm sendo muito explorados?

LR: Nós temos uma caminhada diária, minha e do John e dos candidatos a vereador, buscando conscientizar as pessoas e levar propostas para que elas possam analisar quem deve ser o prefeito, quem está mais preparado. As visitas acontecem, claro que com cuidado e respeito devido à pandemia. Não está havendo concentração para reuniões e comícios. A visita, o olhar no olho do cidadão, de conversar e demonstrar o que fizemos em termos de estrutura e o que a iniciativa privada faz fortalece nosso município. Estamos focados. A mídia social está nos ajudando também. O mais importante é dizer ao cidadão o que fizemos e o que estamos propensos a realizar.

 

OP: Com ampla maioria de candidatos concorrendo na proporcional, a tendência é eleger a maioria na Câmara?

LR: Sem dúvida. Estamos convictos e nossos candidatos estão preparados para este trabalho e para fazer a diferença na Câmara de Vereadores. É importante termos o apoio da maioria na Câmara e estamos trabalhando para isso, sem desmerecer ninguém, para que juntos possamos continuar a desenvolver um belo trabalho no nosso município.

 

OP: Quais setores o senhor avalia prioritários à próxima gestão, caso reeleito?

LR: As prioridades são muitas. A principal é o povo, olhar para as pessoas. Cuidar delas na saúde, na educação, no Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil), assistência social, na geração de empregos e renda através do comércio, da indústria e prestação de serviço, no agronegócio. Essas são áreas fundamentais para o desenvolvimento do município. Hoje agricultura, indústria, comércio e prestação de serviços geram a riqueza do nosso município e nós temos os royalties que complementam. É essencial olhar com muito carinho ao setor produtivo, contudo também para questões sociais. Temos a obrigação de oportunizar às pessoas uma qualidade de vida cada vez melhor.

 

OP: Quais as principais propostas do grupo que o senhor lidera?

LR: Desejamos ofertar irrigação ao pequeno produtor, principalmente margeado por Itaipu. Vamos transformar a PR-495 do portal ao cemitério na área municipalizada visando torná-la mais segura aos usuários, com lombada eletrônica e travessia elevada. Queremos implantar placas fotovoltaicas para reduzir a taxa de iluminação que o cidadão paga. Vamos continuar investindo em asfalto no interior e pedra irregular, pois o agronegócio injeta muitos recursos no nosso município. Queremos criar a Lei do Juro Zero para subsidiar empréstimos às empresas. Enfim, são muitas ações previstas. Estamos construindo 60 casas e queremos fazer mais, inclusive para o cidadão ter casa própria com parcela reduzida via parceria com a Cohapar (Companhia de Habitação Paranaense). Queremos manter parceria com Caixa e outras. Vamos ampliar a acessibilidade na área urbana, investindo em melhorias nas calçadas. Também devemos nos preocupar com a questão da rede de esgoto. Ao lado do John e da equipe estamos preocupados em fortalecer a educação no município, seja CMEI, Escola Municipal e Colégio Estadual. Investimos muito em melhorias, mas é necessário prosseguir, por meio da lousa digital e do aperfeiçoamento dos professores. Queremos dar essa oportunidade do professor se qualificar. A cultura também terá foco por ser extremamente importante, tanto nos projetos com a terceira idade, deficientes, crianças, adolescentes e jovens.

 

OP: Por que os eleitores devem votar no Leomar Rohden?

LR: Estamos preparados para fazer uma gestão eficiente. Fizemos um governo de muitos investimentos e queremos continuar investindo nas pessoas. Graças à receita do município, das parcerias do cidadão que investe e compra no nosso município, temos valores invejáveis. Quem acompanhar nosso portal da transparência, prestação de contas e/ou transmissão do cargo (de prefeito e vice) vai perceber quanto o município tem em caixa para iniciar 2021 com o pé direito. As pessoas sabem da responsabilidade, do carinho, das portas que se abriram e da experiência que será fundamental para a retomada do crescimento no pós-pandemia.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente