O Presente
Política

“Quero que o Brasil tenha governabilidade”, defende advogado que foi a Brasília

calendar_month 10 de setembro de 2021
5 min de leitura

Rondonense Oscar Nasihgil diz que manifestações de 07 de Setembro demonstram que o presidente Bolsonaro tem apoio maciço da população. Ele rechaça a possibilidade de um impeachment

Milhares de brasileiros foram às ruas, no feriado de 07 de Setembro, terça-feira, em atos espalhados por centenas de municípios, para expor o patriotismo, defender a separação dos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – e, em muitos locais, houve a defesa do governo do presidente Jair Bolsonaro e críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O advogado Oscar Nasihgil, de Marechal Cândido Rondon, viajou até Brasília para participar da manifestação na Capital federal. Em entrevista ao Jornal O Presente, ele lembrou que o espírito cívico lhe acompanha desde a infância.

“Desde criança sempre fui um apaixonado pelo Brasil e participei de todos os movimentos cívicos. Gostava muito daquilo. Foi um norte que levou a minha vida o tempo todo, ser cívico, gostar do Brasil, participar daquilo que é importante. A comemoração de 07 de Setembro é sempre importante. É claro que a ida a Brasília motivou em razão de todo movimento que se fazia no Brasil, uma expectativa de que muitas pessoas estivessem lá participando do 07 de Setembro e, evidentemente, foi o que aconteceu”, relatou.

O rondonense enaltece a experiência na manifestação de terça-feira e expõe que foi um momento marcante em sua vida.

“Nunca tinha participado de um movimento tão grande, tão entusiasta e tão apaixonado pelo Brasil. Já na saída de Foz do Iguaçu, quando peguei o voo, vi muitas pessoas que estavam indo para Brasília e outras para São Paulo. Conversamos sobre tudo isso e realmente a minha ideia foi participar do movimento pró Brasil, em favor do Brasil. Era o que queria sentir no 07 de Setembro lá em Brasília”, salienta.

 

MOVIMENTO PACÍFICO

De acordo com Nasihgil, o que foi visto na Capital federal, assim como em outras cidades brasileiras, foi um movimento “muito entusiasta e fantástico”.

“Vi pessoas comemorando 07 de Setembro, reivindicando, protestando, mas um movimento extremamente pacífico e lindo. Havia crianças, pessoas de idade, jovens e adolescentes. Foi uma variação extremamente importante dentro do sistema brasileiro. Acho que em Brasília foi um momento histórico. Diria que participei de um momento histórico”, aponta.

O advogado menciona que muitos manifestantes saíram em defesa do presidente Jair Bolsonaro, mas que tudo transcorreu de maneira democrática e tranquila. “Foi algo muito importante. Brasília comemorou 07 de Setembro com o presidente Jair Bolsonaro, que fez um discurso um tanto quanto contundente, mas o movimento em si foi perfeito. Nada além dessa situação. A avaliação que faço é muito boa. É algo que guardo no coração como uma história diferenciada”, argumenta.

 

APOIO A BOLSONARO

Na avaliação de Nasihgil, as manifestações demonstraram o apoio que Bolsonaro recebe dos brasileiros.

“Vimos em Brasília a manifestação pró presidente, aquele povo que estava lá era um pessoal que apoiava o presidente, tanto que as manifestações contrárias foram inexpressivas em Brasília. Carrego o sentimento de patriotismo. Quando se vai para um movimento e apoia um presidente, por exemplo, o desejo é de que o Brasil tenha governabilidade. O que eu acho que está acontecendo: falta ajuda na governabilidade do presidente Jair Bolsonaro. E é o sentimento das pessoas que participaram destes movimentos em favor dele”, observa, emendando: “Tanto que se analisar as notícias após o 07 de Setembro, todo mundo partiu para o ataque ao presidente, porque ele fez algumas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) que, na verdade, na minha opinião, está extrapolando todos os limites da legislação. Então o sentimento que carrego é de patriotismo pró-Brasil e para que o país tenha governabilidade”.

Para o rondonense, Bolsonaro está impedido de governar pelo próprio Poder Legislativo e, principalmente, pelas “ações ditatoriais do Supremo Tribunal Federal”, enfatiza o profissional, afirmando que o STF tem tomado medidas que estão sendo agora criticadas por especialistas.

“Não é o Supremo que governa o país. Quem governa é o Executivo, acompanhado pelo Legislativo e pelo Poder Judiciário. As manifestações foram ditas para o presidente poder governar o Brasil”, expõe.

 

GOVERNABILIDADE

Questionado o que espera que aconteça no país após as manifestações, ele elenca a harmonia, a paz e a tranquilidade para que o Brasil possa ser governado.

“Espero que isso possa acontecer, pois temos que deixar os três poderes da República completamente separados. Há uma responsabilidade enorme do Poder Legislativo em auxiliar o presidente a governar o país. O Supremo Tribunal Federal deve se ater a suas funções constitucionais e parar de tentar legislar e criar problema para o Brasil. Nós temos preocupações com combustível, gás, inflação de alimentos, tudo isso tem que ser solucionado no país, mas para que possa ser solucionado o Poder Executivo tem que ter a liberdade para governar e não pode ser açoitado pelo Supremo Tribunal Federal e desprezado, negligenciado, pelo Poder Legislativo”, critica.

 

IMPEACHMENT E GREVE

O advogado ainda volta a frisar que o presidente possui maciço apoio popular, o que é importante.

“Essa história de que vão criar o impeachment, que vão criar muitos problemas para o presidente, é ‘papo de aranha’. Temos que pensar que o Brasil precisa ter harmonia entre os três poderes. É o meu sonho e minha vontade. Fui a Brasília para dizer: estou aqui, estou apoiando o presidente e estou apoiando o Brasil. Quero que o Brasil tenha governabilidade e espero que este 07 de Setembro não desencadeie problemas maiores para o país, como essa greve dos caminhoneiros que está acontecendo, exatamente pelos problemas que foram reivindicados durante todo esse tempo”, conclui.

Fui a Brasília para dizer: estou aqui, estou apoiando o presidente e estou apoiando o Brasil. Quero que o Brasil tenha governabilidade e espero que este 07 de Setembro não desencadeie problemas maiores para o país

 

Maria Cristina Kunzler/O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.