Fale com a gente

Política Mudança de cargo

Ratinho Junior diz que general Silva e Luna vai revolucionar a Petrobras

Publicado

em

Governador do Paraná, Ratinho Junior, e o general Joaquim Silva e Luna (Foto: Reprodução/Twitter @ratinho_jr)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), lamentou neste domingo (21.fev.2021), por meio Twitter, a saída do general Joaquim Silva e Luna do comando da Itaipu Binacional, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a presidência da Petrobras, após demissão de Roberto Castello Branco.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o general Joaquim Silva e Luna© Reprodução/Twitter @ratinho_jr O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e o general Joaquim Silva e Luna

 

Ratinho Junior disse, no entanto, não ter dúvidas de que o general vai “transformar e revolucionar” a Petrobras.

“O Paraná fica triste com a saída do competente General Silva e Luna da diretoria geral da Itaipu Binacional. Por outro lado somos gratos estamos felizes com a importante missão dada agora ao General: Comandar a maior empresa do Brasil,a Petrobras”, disse.

Segundo o governador, a gestão de Silva e Luna na Itaipu Binacional foi marcada por “recordes de investimentos, geração de energia, obras de infraestrutura e gestão eficiente e moderna”.

“Não tenho dúvidas que ele vai transformar a empresa e revolucionar a gestão da Petrobras assim como ele fez com a Itaipu, no Paraná. Sua gestão foi marcada com recordes de investimentos, geração de energia, obras de infraestrutura e gestão eficiente e moderna”, disse.

“O Brasil ganha um grande gestor e excelente homem público. Boa sorte na nova missão, General! Obrigado, muito obrigado em nome de todos os paranaenses.”

© Fornecido por Poder360

 

A indicação de Silva e Luna para a presidência da Petrobras ainda depende de concordância do conselho de administração da companhia, que se reúne na 3ª feira (23.fev.2021). O Ministério de Minas e Energia informou que o general da reserva João Francisco Ferreira será indicado para o cargo de diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.

Bolsonaro acha que a estatal estava sido conduzida de maneira errática por causa dos sucessivos aumentos no preço dos combustíveis. O litro do diesel nas refinarias acumula alta 27,72% em 2021 e tem irritado os caminhoneiros, que tradicionalmente apoiam o presidente.

Para o entorno de Bolsonaro, Castello Branco teria cometido improbidade administrativa por ter “desdenhado” da categoria, que reclamava de aumento do preço do diesel em janeiro, ainda sob a pressão da ameaça de greve.

A gota d’água para a troca foi o reajuste da Petrobras na 5ª feira, de 14,7% no diesel e de 10% na gasolina. Foi o 4º aumento do ano.

 

QUEM É SILVA E LUNA

Joaquim Silva e Luna tem 71 anos. Estava desde fevereiro de 2019 no comando da usina de Itaipu. Um dia antes da troca, Bolsonaro elogiou a gestão dele na estatal por causa dos altos investimentos feitos pela companhia.

Antes de Itaipu, Silva e Luna ocupou o cargo de ministro da Defesa no governo de Michel Temer (26.fev.2018-1º.jan.2019). Foi o 1º militar a liderar a pasta desde a redemocratização.

© Fornecido por Poder360 

O general tem pós-graduação em Política, Estratégia e Alta Administração do Exército pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. Também é pós-graduado, pela Universidade de Brasília, em Projetos e Análise de Sistemas.

Durante a carreira no Exército, Silva e Luna comandou o 6º Batalhão de Engenharia de Construção (1996-1998), em Boa Vista (RR), e a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (2002-2004), em Tefé (AM).

Em Brasília, foi diretor de patrimônio (2004-2006), chefe do gabinete do comandante do Exército (2007-2011) e chefe do Estado-Maior do Exército (2011-2014).

Também participou da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai e atuou como adido em Israel de 1999 a 2001.

Com Poder 360

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente