Fale com a gente

Política Esclarecimentos

Reajuste de 15,79% na tarifa de água e esgoto gera pedido de providências por parte do vereador Arion Nasihgil

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O vereador rondonense Arion Nasihgil apresentou requerimento, aprovado na última sessão do Legislativo Municipal, no qual busca esclarecimentos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon. O pedido decorre do recente anúncio por parte da autarquia sobre o reajuste na tarifa a ser paga pelos usuários do sistema.

O percentual anunciado foi de 15,79% a mais nas tarifas, válido a partir de 1º de setembro.

Conforme Arion, o reajuste teria causado “extrema estranheza e negativa surpresa para a comunidade em geral, que aponta ter sido pega desprevenida, antevendo um aumento considerável nas próximas faturas”. O parlamentar destacou ainda que o consumidor rondonense será bastante prejudicado com o reajuste, visto que elevado e desproporcional.

Ele frisou também que o momento não é de aumentos, visto que a economia começa a retomar suas atividades depois de muita turbulência em razão da pandemia.

Nesse sentido, Arion solicitou ao Saae que justifique o cálculo do índice de reajuste e porque a revisão não foi aplicada gradativamente nos anos anteriores.

Além disso, o parlamentar questionou qual foi a receita líquida do Saae de 2020 a 2022, visando verificar a necessidade do aumento.

“Caso o reajuste não encontre suporte em déficit da autarquia, este vereador solicita ao Executivo Municipal que reveja o aumento das tarifas, promovendo-se a sua manutenção nos patamares atualmente existentes ou, se necessário, promovendo um reajuste mínimo, de forma a meramente evitar perdas no fornecimento dos serviços”, concluiu Arion.

O pedido foi acompanhado e assinado também pelo vereador Iloir de Lima (Padeiro).

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente