Fale com a gente

Política Presidente da Comissão Especial

Schiavinato destaca qualidade da carne de frango brasileira e protesta contra embargo

Publicado

em

Foto: Pedro de Oliveira/Alep

O Brasil é referência em frango, sendo o maior exportador do produto, segundo lugar no ranking de produção e o quarto país que mais consome a carne. Só no ano passado o brasileiro consumiu em média 42 quilos de carne de frango, 186% a mais do que a carne suína e 59% a mais que a carne bovina. Essa força, segundo o deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), é resultado da qualidade do alimento, atingida com um processo produtivo seguro, eficiente e sustentável.

O parlamentar é presidente da comissão especial constituída nesta semana na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para acompanhar os impactos do embargo que União Europeia impôs à importação da carne de frango brasileira e defende o setor. “Além de atuarmos para minimizar essa crise provocada pela restrição e buscarmos a solução, temos que incentivar e promover o consumo do frango. Mostrar que não pode haver desconfiança nos serviços veterinários brasileiros, já que o embargo é mais decorrente de questões comerciais. Temos que buscar o fortalecimento da cadeia produtiva”, completa Schiavinato.

O deputado apoia a campanha de incentivo ao consumo de carne de frango promovida pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), destacando os benefícios do consumo da carne de frango e toda a tecnologia envolvida no processo produtivo desta proteína. Para ele, a escolha dos brasileiros por esta carne branca e magra também se justifica plenamente por seu sabor e valor nutricional, lembrando que ela está entre as melhores proteínas de origem animal, apresentando baixo teor de gordura e sendo rica em vitaminas e minerais.

Manifesto Oficial

Um manifesto oficial da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) endereçado ao Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, para que o governo federal defenda com a ênfase necessária a derrubada do veto europeu ao frango brasileiro na Organização Mundial do Comércio (OMC), assim como a busca urgente de novos mercados potencialmente importadores, foram alguns dos encaminhamentos definidos na reunião realizada no Legislativo estadual na última quarta-feira (25), durante a primeira reunião da comissão especial formada por dez deputados para acompanhar os impactos do embargo europeu ao produto nacional.

O documento a ser elaborado será assinado também por lideranças de diversas entidades do setor produtivo, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), o Sistema da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e o Sindicato das Indústrias Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar). Algumas sugestões para aliviar os efeitos do fechamento do comércio de frango para a União Europeia dizem respeito também a incentivos tributários, como o diferimento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica, responsável por parte significativa dos custos da produção de aves.

Com informações da Assessoria e Assembleia Legislativo

Copyright © 2017 O Presente