O Presente
Política

“Se o desejo dos vereadores eleitos do União Brasil for a presidência da Câmara, vou trabalhar para isso”, diz Marcio Rauber

Dos quatro eleitos pela legenda, três são candidatíssimos ao cargo: Rafael, Coronel Welyngton e Valdirzinho


calendar_month 22 de novembro de 2024
3 min de leitura

O União Brasil foi o partido que mais elegeu vereadores no pleito de outubro, em Marechal Cândido Rondon. O saldo, de certa forma, tem “peso” em relação aos demais partidos quando o assunto é a escolha do próximo presidente da Câmara.

Entre os quatro eleitos pela legenda – Valdir Sachser (1.142 votos), Rafael Heinrich (1.098 votos), Coronel Welyngton (1.036 votos) e Marciane Specht (1.008 votos) -, três colocaram seus nomes à disposição para pleitear a vaga de presidente do Legislativo: Rafael, Coronel Welyngton e Valdirzinho. E cada um segue buscando seu espaço.

Questionado se vai se envolver diretamente nos encaminhamentos pré-processo eleitoral para a presidência da Câmara, o prefeito Marcio Rauber, que é presidente do União Brasil, respondeu ao O Presente:

“Como prefeito, eu não vou me envolver, até porque não terei mandato nos próximos quatro anos, mas como presidente do União Brasil, vou me reunir com os vereadores eleitos para ouvir a opinião deles. Acatar o desejo deles, esse é o meu papel como presidente do partido. Se o desejo deles for que a presidência da Câmara seja do União Brasil, eu vou trabalhar para que a presidência da Câmara seja do União Brasil. Se eles entenderem que pode ser qualquer um dos nove vereadores, aí não vou interferir. Este é o meu papel neste momento”, declarou Rauber.


Além do prefeito, o União Brasil tem em suas fileiras o vice-prefeito eleito, vereador Vanderlei Sauer, que até o momento não se manifestou sobre o assunto “presidência da Câmara”.

PP no páreo

O União Brasil tem “peso”, mas o Progressistas (PP) também tem. É necessário considerar que o partido do prefeito eleito Adriano Backes elegeu três vereadores em outubro, inclusive o mais votado: Gordinho do Suco (1.250 votos), Claudio Köhler (Claudinho) (912 votos) e Juliano Oliveira (648 votos). Do trio eleito, ninguém arreda o pé: todos são candidatíssimos à presidência da Câmara.

Bastidores

Por enquanto, as conversas estão acontecendo extraoficialmente, nos bastidores. Em breve, as lideranças dos partidos devem se reunir com os eleitos para tratar oficialmente do assunto.

Com tantos nomes à disposição, será possível chegar em um consenso? A maioria dos vereadores eleitos do grupo de situação acredita que sim. Mas as lideranças que conduzirem o processo terão trabalho para alinhar as “peças no tabuleiro”, isso é fato.

A expectativa é de que um consenso se desenhe até a segunda metade de dezembro. Até lá, os candidatos tentam emplacar seus nomes para um dos cargos mais cobiçados no meio político.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.