Senadores integrantes do “Muda Senado, Muda Brasil!” divulgaram um manifesto, nesta semana, em que pedem ao presidente Jair Bolsonaro que retire o PLN 4/2020, em tramitação no Congresso Nacional, a fim de destinar a verba ao combate do Covid-19.
Em trabalho remoto, o senador Oriovisto Guimarães (PODE-PR) gravou um vídeo falando sobre o manifesto. “A lei permite que o Executivo, pela sua própria vontade, retire esse PLN 4, que coloca R$ 20 bilhões nas mãos do relator do Orçamento, para que ele faça política. O ideal é designar essa verba para o Ministério da Saúde”, declarou o paranaense.
O manifesto foi encaminhado, por meio virtual, para o ministro Luiz Ramos, da Secretaria de Governo da Presidência da República, pelo senador Alvaro Dias (PODE-PR), integrante do grupo “Muda Senado”.
No vídeo em defesa ao manifesto, o senador também sugeriu que o presidente da República estude uma forma legal de destinar o dinheiro do Fundo Eleitoral ao enfrentamento do novo coronavírus. “É mais justo os partidos e candidatos abrirem mão do Fundo Eleitoral deste ano para ajudar no combate ao vírus, ou ainda, ajudando os pequenos empresários a superarem a crise econômica que estamos enfrentando. Não é hora de gastar dinheiro com política”, concluiu o parlamentar.
Confira na íntegra o manifesto:
Prezado Ministro Ramos,
Encaminho a vossa excelência, solicitando que faça chegar ao Presidente Jair Bolsonaro , o apelo público que abaixo transcrevo. Respeitosamente. Senador Álvaro Dias.
MUDA SENADO
Nós, Senadores abaixo assinados, propomos ao Exmo. Sr. Presidente da República a retirada do PLN-4, enviado ao Congresso Nacional pelo Executivo, e a destinação de todo o recurso ali previsto (R$ 20 bilhões) para o Ministério da Saúde combater o coronavírus.
Desde já, comprometemo-nos a votar favoravelmente todas as medidas que ajudem o Brasil nesse difícil momento.
BRASÍLIA, 19/03/2020.
Alvaro Dias (Podemos-PR)
Alessandro Vieira (Cidadania-SE)
Arolde de Oliveira (PSD-RJ)
Carlos Viana (PSD-RJ)
Eduardo Girão (Podemos-CE)
Fabiano Contarato (Rede-ES)
Flávio Arns (Rede-PR)
Jorge Kajuru (Cidadania-GO)
Lasier Martins (Podemos-RS)
Leila Barros (PSB-DF)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Major Olímpio (PSL-SP)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Marcos do Val (Podemos-ES)
Oriovisto Guimarães (Podemos-PR)
Plínio Valério (PSDB-AM)
Randolfe Rodrigues (REDE-AP)
Reguffe (Podemos-DF)
Rodrigo Cunha (PSDB-AL)
Juíza Selma (Podemos-MT)
Soraya Thronicke (PSL-MS)
Styvenson Valentim (Podemos-RN)