O Presente
Política

Sob bandeira da renovação, Ratinho Junior assume Governo do Paraná

calendar_month 31 de dezembro de 2018
3 min de leitura

 

Eleito governador no primeiro turno com 60% dos votos, Ratinho Júnior (PSD) toma posse amanhã (1º) com o desafio de tornar realidade a bandeira da renovação contra a “velha política”, empunhada por ele durante a campanha.

Ratinho e o vice-governador eleito Darci Piana (PSD) devem chegar às 08h10 na Assembleia Legislativa. Eles serão recebidos pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), na rampa principal do Complexo Legislativo Anibal Khury. Depois, eles seguem para o Salão Nobre da Assembleia.

A abertura da sessão de posse está prevista para as 08h30. Na cerimônia, eles assinarão o livro de posse e depois o governador, já empossado, fará um pronunciamento. Na sequência, Ratinho Junior passará em revista a tropa da Polícia Militar na rua, em frente à Assembleia, e seguirá em direção ao Palácio Iguaçu, onde ocorrerá a transmissão de cargo com a governadora Cida Borghetti (PP).

Com apenas 37 anos, ele será o segundo político mais jovem a assumir o Governo do Estado, atrás apenas de Paulo Pimentel, que tomou posse em 1966 com pouco mais de 36 anos. Apesar da pouca idade, ele acumula a experiência de mais de 15 anos na política, iniciada em 2002, quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez, e que marca uma carreira meteórica em um Estado que, como o próprio disse durante a campanha, foi governado durante décadas pelas mesmas “três ou quatro famílias”.

Compromissos de campanha

O primeiro compromisso de campanha já começou a ser cumprido, com o enxugamento da máquina pública e a redução do número de secretarias de 28 para 15, com a estimativa de uma economia mensal de R$ 300 mil para cada pasta extinta. Durante toda a disputa eleitoral, Ratinho Junior pregou que era preciso reduzir gastos de custeio para garantir a ampliação de investimentos e a geração de empregos.

Outra bandeira de campanha que já teve seu início gestado ainda durante a transição foi a ampliação de parcerias do Estado com o setor privado. A pedido do governador eleito, a governadora Cida Borghetti encaminhou à Assembleia Legislativa projeto elaborado pela equipe de transição de Ratinho que prevê a criação do Programa de Parcerias do Paraná (PAR).

A proposta tramitou em regime de urgência, sendo aprovada em segundo e terceiro turno pelos deputados na última sessão do ano, em 20 de dezembro. Uma das primeiras medidas do novo governador após a posse será convocar o Legislativo durante o recesso, ainda em janeiro, para votar a redação final do projeto, garantindo que ele seja implantado já no início da gestão.

 

Com agências

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.