Fale com a gente

Política Ex-deputado federal

Sperafico é nome imprescindível para Oeste recuperar cadeira no Congresso, dizem lideranças

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O ex-deputado federal e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Dilceu Sperafico, está cumprindo agenda de encontros regionais para debater as projeções políticas com vistas ao pleito de outubro deste ano. Líderes da política e do meio empresarial têm estimulado o ex-deputado a assumir a missão de se candidatar a uma cadeira à Câmara Federal e tentar recuperar a representatividade interrompida com a morte, em 13 de abril de 2021, do deputado federal José Carlos Schiavinato.

Para lideranças ouvidas pela reportagem, Sperafico representa a possibilidade de sucesso na aglutinação de forças, com base na experiência de vários anos de atuação no Congresso Nacional e na chefia da Casa Civil do Governo do Estado.

Uma das mais influentes lideranças empresariais de Toledo, Augusto Sperotto, ex-presidente da Acit, Sicoob Meridional, Sincoeste e Garantioeste, salienta que o ex-deputado possui muita credibilidade e trânsito entre as mais diversas correntes políticas da região.

“É o único político capaz de promover a convergência e aglutinar forças para uma missão que precisa ser compreendida como crucial para o desenvolvimento do Oeste”, diz. “É a pessoa certa, não tem outra. Do contrário, estaremos num mato sem cachorro, pois sem uma representação federal perdemos força e poder de articulação nas gestões de toda uma vasta região”, aduz.

Com atuação de destaque no meio empresário e inserção em várias entidades, além de ser integrante do Conselho Estadual da Juventude e do Consejuve, Michel Becker compactua da mesma linha de raciocínio: Para ele, “está provado que sem representação federal perdemos força e poder de articulação nas gestões de toda uma vasta região”.

Becker salienta que Sperafico tem visão política aliada a muita experiência e poder de articulação para viabilizar projetos que favoreçam Toledo e a região Oeste, conforme provou ao longo de seus mandatos. “Não podemos prescindir de um líder com um currículo tão vasto e que, sem menosprezo a outras lideranças, vejo como o único capaz de obter sucesso numa empreitada tão difícil pelo volume de votos necessários”, afirma.

Michel Becker argumenta que a falta de representação política estadual e federal tem consequências seríssimas muitas vezes ignoradas pelo cidadão comum. “Na hora da inserção em programas e obtenção de recursos do governo federal ou estadual, é inevitável que aquelas cidades que possuem representação tenham vantagem. É isso que a nossa sociedade precisa compreender”, finaliza.

Pré-candidatura

Depois de cumprir mandatos de deputado federal por 24 anos consecutivos, Sperafico decidiu não concorrer nas eleições de 2018, abrindo espaço para a ascensão do ex-prefeito e então deputado estadual José Carlos Schiavinato. O parlamentar se encaminhava para ter uma carreira bem sucedida na Câmara Federal, mas faleceu no exercício do mandato em 13 de abril de 2021, num ano trágico em que a Covid-19 abalou muitas famílias e chocou a sociedade de Toledo com o passamento também da esposa de Schiavinato, Marlene, e do filho Rafael.

Com a microrregião completamente órfã de representação por um político com domicílio eleitoral em Toledo, recai sobre Sperafico a responsabilidade de reassumir um papel do qual se considerava com missão cumprida.

Outras possibilidades

Embora pareça claro que a pré-candidatura a deputado federal é a mais viável no momento, ele também é o nome indicado pelo Progressistas para uma eventual candidatura a vice-governador. O partido tem encaminhado o apoio à reeleição do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

No âmbito nacional do partido, Sperafico também já foi colocado como um dos nomes para uma eventual indicação para o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, numa provável reforma ministerial promovida pelo presidente Jair Bolsonaro.
Agenda

Na última semana, ele se reuniu com lideranças de Assis Chateaubriand, entre elas, três ex-chefes do Executivo do município – Dalila, João Aparecido Pegoraro e Vitor Martins Pestana e o ex-vice-prefeito Pedro Fávaro. O encontro contou também com as presenças do vereador Ademir Koite (MDB) e do empresário Dirceu da Silva Leite, presidente do MDB.

 

Com Viver Toledo

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente