O Presente
Política

Sperafico reassume cadeira e bandeiras de lutas na Câmara dos Deputados

calendar_month 1 de fevereiro de 2023
3 min de leitura

O empresário e agropecuarista Dilceu Sperafico, de Toledo, foi um dos 513 deputados federais empossados oficialmente para 57ª legislatura da Câmara dos Deputados, em sessão especial da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (1º), às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.

A cerimônia foi comandada pelo deputado federal Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, e dos 513 parlamentares empossados para mandato de quatro anos, todos eleitos no pleito de dois de outubro de 2022, 30 integram a bancada do Paraná. No Estado, a diplomação dos parlamentares eleitos ocorreu em 19 de dezembro de 2022, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no Teatro Positivo, em Curitiba.

Em Brasília, após a posse formal dos nossos deputados federais, já no período da tarde a Câmara dos Deputados contou com eleição de titulares de cargos da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024 e a definição de presidências e composição das comissões especiais pelos quatro anos da nova legislatura.

A Mesa Diretora conta com presidente; dois vice-presidentes; quatro secretários; e quatro suplentes. O colegiado é responsável pela direção dos trabalhos legislativos, incluindo sessões ordinárias e extraordinárias, e serviços administrativos da Câmara dos Deputados, tendo ainda entre suas atribuições, a promulgação de emendas à Constituição Federal, juntamente com o Senado.

Representando o Paraná, foram empossados 30 deputados federais, de diversas agremiações partidárias e representando as demais regiões e segmentos econômicos e sociais do Paraná.

Sperafico, que cumpre o 7º mandato de deputado federal tendo como principais bandeiras de lutas o agronegócio e o municipalismo, em nível de Congresso Nacional e como membro titular em 2005 assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agricultura, integrada por 114 deputados federais e 12 senadores, como 1º político do Paraná a ocupar o cargo, com mandato de um ano. Entre 1999 e 2000 já havia presidido a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, depois de haver sido vice-presidente, da qual foi membro titular, a exemplo de diversas outras comissões permanentes e especiais, até o final do 6º mandato.

Entre 2007 e 2009, foi coordenador da Bancada Federal do Paraná, composta de 30 deputados federais e três senadores, de diversas agremiações partidárias. Também integrou a Frente Parlamentar Cooperativista e a Frente Parlamentar da Radiodifusão, entre outros blocos parlamentares. Foi um dos representantes do Congresso Nacional no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e no Parlamento Latinoamericano (Parlatino). Em 25 de fevereiro 2016 reassumiu o cargo de presidente do Diretório Estadual do Partido Progressistas (PP), do Paraná, com mandato de quatro anos, função que já havia exercido entre os anos de 2003 e 2007.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.