Na sessão de segunda-feira (10), os vereadores Cristiano Metzner (Suko) e Rafael Heinrich solicitaram que a Prefeitura de Marechal Cândido Rondon construa a nova escola do Bairro Boa Vista dentro das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A atenção dos vereadores é voltada para a cozinha do educandário, que deve estar dentro do que prevê a resolução-RDC 216/2004.
Esta tem como finalidade garantir as boas práticas de manipulação de alimentos para serviços de alimentação, as quais devem ser seguidas também pelos educandários, nos termos do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.
Entre as determinações está a de que a cozinha da futura escola deverá ser projetada de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção.
O acesso às instalações deve ser controlado e independente, não comum a outros usos.
Da mesma forma, Suko e Rafael Heinrich sugerem que a prefeitura faça a reformas das cozinhas de todos os educandários municipais, afim de seguir as normas da Anvisa.
Fundo Municipal voltado ao Esporte e Lazer rondonenses
Também na sessão de segunda-feira, o vereador Cristiano Metzner apresentou indicação em que propõe à administração de Marechal Rondon a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer.
O objetivo, explica ele, é fomentar estes setores a partir da captação, gestão e aplicação de recursos financeiros para as políticas públicas da área.
Suko informa que a criação do Fundo decorre da formação do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, que realizou sua primeira reunião no último dia 04, quando foi definida a diretoria, bem como o calendário de atividades para 2023, o portal informativo online e cadastros de entidades no conselho.
Conforme sugestão do vereador, poderão ser fontes de captação para o Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer, recursos oriundos do orçamento do Município, além de outros provenientes de entidades públicas ou, ainda, de contribuições ou doações de pessoas físicas ou jurídicas.
A finalidade será, entre outros, a construção, preservação e recuperação do patrimônio esportivo do município, além do incentivo desde crianças até atletas através de projetos esportivos de caráter não comercial e não lucrativo.
Com assessoria