Fale com a gente

Política Educação do trânsito

Suko e Soldado Sauer solicitam “minicidade” para Escolinha de Trânsito Infantil

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Os vereadores rondonenses Cristiano Metzner (Suko) e Vanderlei Sauer (Soldado Sauer) apresentaram juntos indicação na sessão de segunda-feira (8). Eles propõem à prefeitura a implantação de uma “minicidade” e disponibilize equipe de educadores, em parceria com a Secretaria de Educação e Ciretran, para viabilizar uma Escolinha de Trânsito Infantil.

Os vereadores lembram que em reunião no dia 14 de junho, a administração municipal apresentou o projeto para a instalação de um complexo com vários cenários de acidentes de trânsito ocorridos pela imprudência, que trataram diretamente com o lado sentimental dos condutores.

Por outro lado, na ocasião os vereadores apresentaram um projeto de educação do trânsito que ocorre na Alemanha e também em cidades do Brasil, como Bagé e Torres (RS), Americana (SP), e Arapongas (PR), que visam criar uma educação do trânsito desde a base com as crianças.

Vídeo do projeto que acontece na Alemanha:

“A bicicleta é o primeiro veículo que todo cidadão de modo geral utiliza para o seu deslocamento. Nosso município não tem nenhum projeto de educação de trânsito que ensina às crianças as regras do trânsito, então acreditamos que percentualmente existe uma grande faixa de pessoas transitando nas vias públicas sem quaisquer tipos de instruções sobre as regras de trânsito. Ao nosso ver, melhorar o problema do trânsito em nosso município só ocorrerá quando grande parte das nossas crianças souberem também estas regras, tanto para que as mesmas respeitem quanto também possam cobrar os adultos que estão a sua volta”, afirmam Suko e Soldado Sauer.

Imagens do projeto em algumas das cidades no Brasil:

Em consulta ao Ciretran, os vereadores apuraram que em Curitiba o órgão possui uma minicidade de trânsito, que ensina as crianças as regras básicas, modelo este que está disponível para ser replicado, desde que toda a operacionalização da mesma seja por conta do município.

“Acreditamos que a junção dos dois projetos, um que tratará diretamente do impacto dos possíveis acidentes de trânsito pela imprudência, e outro que ensinará na prática as regras de trânsito às crianças, serão um marco na mudança da educação do trânsito de nossa cidade”, finalizam os vereadores.

Imagens do projeto da Minicidade em Curitiba:

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente