O Presente
Política

Suko propõe Menção Honrosa a professores e profissionais de Educação Física em Marechal Rondon

Vereador também sugere aquisição de van para transporte de professores e alunos da rede municipal


calendar_month 5 de agosto de 2025
4 min de leitura

Em reconhecimento ao papel fundamental dos professores e profissionais de Educação Física na promoção da saúde e da qualidade de vida da população, o Poder Legislativo aprovou ontem requerimento do vereador Cristiano Metzner (Suko), solicitando à Mesa Diretiva da Câmara Municipal a confecção e entrega de certificados de Menção Honrosa aos educadores físicos atuantes em Marechal Cândido Rondon.

A homenagem está prevista para o próximo mês, em alusão ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado em 1º de setembro conforme a Lei 9.696/1998, que regulamenta a profissão no Brasil. A proposta visa valorizar o trabalho desses profissionais que atuam em escolas, academias, projetos sociais, clubes, clínicas e instituições públicas e privadas, contribuindo para o desenvolvimento físico, cognitivo e social de pessoas de todas as idades.

“Esses profissionais são agentes de transformação. Com dedicação e competência, promovem saúde, inclusão, bem-estar e cidadania. Nada mais justo do que reconhecer publicamente sua importância para nossa comunidade”, afirmou o vereador Suko.

Os certificados serão entregues em cerimônia oficial, reforçando o compromisso do legislativo com a valorização dos educadores físicos e com o incentivo à prática esportiva e ao cuidado com a saúde em Marechal Cândido Rondon.

Museu do Esporte

Os vereadores Valdir Sachser (Valdirzinho) e Cristiano Metzner (Suko) são autores de requerimento aprovado na segunda-feira (04). Eles sugerem ao prefeito Adriano Backes que o projeto de construção do novo Complexo Esportivo, ao lado do Ginásio Ney Braga, inclua um espaço dedicado ao Museu do Esporte. A proposta visa preservar e celebrar a rica história esportiva de Marechal Cândido Rondon.

O pedido, encaminhado às Secretarias Municipais de Esporte e de Planejamento, sugere que o museu abrigue fotos, troféus, medalhas e objetos históricos, além de uma galeria com personalidades que contribuíram para o desenvolvimento esportivo local. A iniciativa foi reforçada por um ofício da Comissão Organizadora do Grupo “Amigos do Handebol”, entregue durante os festejos dos 65 anos de Marechal Cândido Rondon.

Segundo os vereadores, o museu será um espaço de memória e inspiração, promovendo o orgulho rondonense e incentivando novas gerações a se envolverem com o esporte. “Valorizar nossos atletas e momentos marcantes é essencial para fortalecer o sentimento de pertencimento e reconhecer o esporte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania”, destacaram.

A proposta também tem potencial turístico e educativo, podendo atrair visitantes e servir como recurso pedagógico para escolas e projetos sociais.

Aquisição de van

Com foco na valorização dos profissionais da educação e na ampliação das oportunidades pedagógicas para os estudantes, o vereador Cristiano Metzner (Suko) também apresentou, na segunda-feira, indicação para que o governo rondonense adquira uma van para atender às demandas de transporte da rede pública de ensino.

Segundo o vereador, a medida visa facilitar o deslocamento de professores para capacitações, formações continuadas, congressos e treinamentos, além de oferecer suporte logístico para o transporte de alunos em atividades extracurriculares, visitas técnicas, eventos culturais e competições esportivas.

“A formação continuada dos professores é essencial para a qualidade do ensino. E os alunos também precisam de experiências fora da sala de aula para ampliar seus horizontes. Um veículo próprio trará economia, segurança e mais autonomia para a Secretaria de Educação”, destacou Suko.

Entre os benefícios apontados estão a redução de custos com transporte terceirizado, incentivo a projetos interdisciplinares com saídas externas, apoio à participação de alunos em eventos representando o município e melhoria na logística educacional.

Informações sobre início das atividades da Escola Municipal Idalina Guzzoni

Os vereadores rondonenses Rafael Heinrich, Valdir Sachser, Coronel Welyngton, Fernando Nègre, Suko, Sargento Spohr, Verde e Tania Maion apresentaram requerimento, na sessão de segunda (4), solicitando informações da Prefeitura sobre o início de funcionamento da Escola Municipal Idalina Guzzoni, situada no bairro Boa Vista.

A solicitação foi encaminhada ao prefeito e à Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de esclarecer os motivos que ainda impedem o início das atividades na nova unidade escolar.

No documento, os parlamentares questionam quais pendências ainda precisam ser resolvidas, como obras, aquisição de mobiliário e equipamentos, licenciamento e contratação de profissionais.

Também pedem esclarecimentos sobre as ações que estão sendo tomadas para sanar essas questões, além de solicitar a previsão oficial para o início das aulas, o regime de funcionamento da escola — se em período integral ou parcial — e informações sobre a convocação dos profissionais da educação e a vigência do concurso público vigente.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.