Fale com a gente

Política Interino pela 1ª vez

“Trabalhamos para todos os mercedenses, independente de lado político”, destaca prefeito em exercício

Publicado

em

Alexandre Graunke assumiu pela primeira vez como prefeito em exercício de Mercedes: “Estamos correndo atrás para que aquilo que temos planejado aconteça o mais rápido possível, porque Mercedes tem pressa” (Foto: Guilherme Heinzen)

À frente da Prefeitura de Mercedes desde o último dia 10, Alexandre Graunke vem dando sequência às atividades do Poder Executivo durante as férias do prefeito Laerton Weber. “Estamos dando sequência aos trabalhos da administração, despendendo uma atenção especial quanto à liberação de recursos, pois se não tivermos um acompanhamento de perto, podemos deixá-los escapar pelos dedos. Estamos correndo atrás para que aquilo que temos planejado aconteça o mais rápido possível, porque Mercedes tem pressa”, destacou ao O Presente.

Pela primeira vez como prefeito em exercício, Graunke diz que a atual gestão é bastante participativa. “Constantemente são promovidas reuniões com a equipe de governo e a grande maioria das decisões são tomadas após ouvir as pessoas”, enaltece ele, que comanda a prefeitura até quinta-feira (19).

Na avaliação do mandatário, a administração mercedense está no caminho certo. “É um governo sério, honesto e que trabalha para todos os mercedenses, independente do lado político. Temos muitas obras estruturantes acontecendo no município e outras que estão para sair do papel em breve”, expõe.

 

30 anos

Em relação às festividades que vão marcar os 30 anos de Mercedes, o prefeito em exercício afirma que as expectativas são muito boas para a programação organizada pela prefeitura para marcar a data. “Temos expectativas muito boas. Queremos fazer uma festa para as famílias mercedenses sem um custo tão alto, uma vez que festa não é prioridade da nossa administração. Eu e o prefeito Laerton acreditamos que o município possui demandas maiores a serem atendidas”, enaltece, lembrando que o primeiro evento festivo alusivo ao aniversário do município acontece sexta-feira (20): o Miss Mercedes 2022.

 

Desafios

Graunke, que é secretário de Saúde, destaca o empenho para driblar os desafios do setor, especialmente por conta da pandemia do coronavírus, que trouxe dificuldades generalizadas. “Estive à frente da pasta no pior momento da pandemia. Foi nada mais, nada menos do que a linha de frente no combate a este vírus mortal. Percebemos a exaustão dos nossos profissionais, mas, mesmo assim, encontramos caminhos para não deixar a nossa população desassistida em outras áreas”, evidencia.

Ele lembra que além da pandemia, o município enfrentou ao mesmo tempo uma epidemia de dengue. “Logo quando assumimos, em 2021, enfrentamos uma das piores epidemias da doença no município. Atualmente, estamos com 105 casos confirmados. Realizamos inúmeras ações de combate ao mosquito transmissor da doença, nossas equipes trabalham para eliminar possíveis criadouros, mensalmente é realizado arrastão em locais onde há casos confirmados ou suspeitos, aplicamos inseticida com bomba costal, dentre outras ações. Infelizmente algumas poucas pessoas não cuidam, não entendem que a luta contra a dengue é responsabilidade de todos”, frisa.

Conforme o secretário, por momentos, a equipe da Saúde ficou “desfalcada”. “Teve dias em que nosso trabalho foi realizado com um número reduzido de funcionários, devido às baixas em decorrência da Covid-19 e da dengue. Essa redução fez com que alguns colaboradores tivessem que trabalhar por períodos prolongados, em mais de um turno, levando alguns à exaustão. Não foi um momento fácil, mas tenho uma equipe muito empenhada e comprometida com a causa e isso ajudou muito. Passamos dessa fase juntos e mais fortes”, avalia.

 

Vacinação

Graunke afirma que a procura pela vacinação contra a Covid-19 é muito boa por parte da comunidade local. “Desde que iniciamos a campanha de imunização adotamos a estratégia de que cada mercedense é avisado quando chega a sua vez e isso está tendo um resultado muito positivo, basta compararmos Mercedes com grande parte dos municípios da região. Claro, agora com mais doses da imunização chegando, isso nem sempre é possível. Mesmo assim, semanalmente divulgamos o nosso calendário de imunizações”, relata.

 

Maior demanda

De acordo com ele, a maior demanda da Secretaria de Saúde no momento são as cirurgias eletivas. “Há, também, uma fila maior com algumas especialidades aguardando consultas, como ortopedia, endocrinologia e angiologia, mas aos poucos os atendimentos estão retornando”, pontua.

O prefeito em exercício revela que no momento o município está enfrentando certa dificuldade na contratação de médico para atendimento diurno na urgência e emergência, uma vez que, segundo ele, os profissionais estão passando em concursos em cidades maiores e optando em ir para grandes centros. “Mas já estamos providenciando a contratação através da empresa responsável por este contrato”, adianta.

 

Diálogo

Graunke diz que busca resolver os problemas do setor de saúde a partir de muito diálogo. “Eu sou o tipo de pessoa que nunca está satisfeita com o que eu sei. Sempre busco aprender mais. Sou bastante exigente e em meu trabalho, seja ele qual for, gosto das coisas certas e muito bem feitas. Quando existe algum problema, busco o diálogo em equipe para encontrar a melhor solução. Um trabalho bem feito depende de uma equipe unida. Acredito muito no trabalho em equipe. Quanto mais profissionais ajudando, mais fácil fica solucionar um problema”, salienta.

 

Eleições 2022

Assim como o prefeito Laerton Weber declarou recentemente ao O Presente que pretende deixar o União Brasil, partido que resultou da fusão entre DEM e PSL, Alexandre Graunke, atualmente nas fileiras do Patriota, avalia se filiar em outra legenda. “Ainda estou em conversações sobre meu futuro partido”, revelou.

Sobre o cenário eleitoral que se aproxima, ele acredita que a falada terceira via não vai se viabilizar e a disputa à Presidência da República deve ser polarizada pelos pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. “Vejo uma divisão muito grande no Brasil e penso que isso é algo negativo para um país do tamanho como o nosso. É uma pena, pela potencialidade que temos, estarmos focados apenas em um nome ou dois”, analisa.

Na opinião do mercedense, Bolsonaro deve ser o vencedor do pleito.

Em relação aos pré-candidatos a deputado estadual e federal, o prefeito em exercício de Mercedes informa que vai apoiar a reeleição do deputado estadual Marcel Micheletto e em nível federal o Evandro Roman. “Também apoio a pré-candidatura à reeleição do governador Ratinho Junior”, menciona.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente