Fale com a gente

Política Marechal Rondon

Último dia do prazo gera fila de até quatro horas no Fórum Eleitoral

Publicado

em

Foto: Suelen Cristina

Não era nem 09 horas hoje (09), horário em que o Fórum Eleitoral de Marechal Cândido Rondon abriria as portas, e já havia eleitores em frente ao órgão público no aguardo do início do atendimento para tirar o 1º título de eleitor, fazer a transferência de domicílio, alterar o local de votação ou regularizar o título que estiver cancelado.
Hoje é o último dia do prazo para solicitar os serviços listados acima e estar apto a votar na eleição de outubro. O atendimento encerra às 19 horas e tem exigido ao longo do dia muita paciência. Um eleitor relatou que chegou às 09 horas e só foi atendido às 13 horas, ou seja, uma espera de quatro horas.
Além do grande fluxo de pessoas e o número limitado de servidores da Justiça Eleitoral, outro motivo para levar tanto tempo na fila é que como é feita a coleta biométrica (digitais), cada atendimento demora em torno de dez minutos. Por isso, a orientação é que quem precisa de algum serviço da Justiça Eleitoral, mas não se enquadra nos serviços cujo prazo encerra hoje, procure o Fórum Eleitoral somente a partir de amanhã (10) ou verifique se o serviço desejado não está disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) (www.tse.jus.br), na aba à esquerda “Serviços ao Eleitor”.
Desde segunda-feira (07) o atendimento tem sido intenso no Fórum Eleitoral rondonense, com mais de 300 pessoas sendo atendidas por dia. O número é em torno de 500% superior aos dias normais, quando são atendidas em média 50 pessoas.

Confira os serviços cujo prazo encerram hoje

Alistamento eleitoral
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios aos brasileiros a partir dos 18 anos e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e aos analfabetos. Desse modo, o eleitor que tem 15 anos, mas vai completar 16 anos até a data da eleição e pretende votar, também pode requerer o título de eleitor até amanhã.
Para obter o documento, é preciso apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou casamento; comprovante de residência original e recente que esteja em nome do eleitor, de um de seus pais ou do cônjuge (neste caso é necessário complementar com certidão de casamento); e certificado de quitação do serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino. A apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou passaporte exigirá complementação documental para suprir os dados necessários à emissão do título.

Regularização da situação eleitoral
Para verificar se o seu título de eleitor está regular não é preciso nem ir ao Fórum Eleitoral. Basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente na área reservada para esse fim no portal do TSE, na aba “Serviços ao Eleitor”.
Se a situação estiver “irregular” é sinal de que o eleitor ficou mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência nas urnas. Vale ressaltar que cada turno de um pleito representa uma eleição para efeito dessa contagem. Neste caso o eleitor deve procurar o Fórum para regularizar sua situação e estar apto a votar em 07 de outubro.

Transferência de domicílio
Termina hoje o prazo para o eleitor informar à Justiça Eleitoral qualquer mudança de dados para a atualização de seu cadastro ou solicitar a transferência de domicílio eleitoral. Para isso, basta comparecer ao Fórum Eleitoral munido de um documento oficial com foto e de comprovante de residência que tenha sido emitido há pelos menos três meses.

Eleitor com deficiência
Hoje é a data limite para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida, que necessitará de um atendimento especial no dia da eleição, solicitar transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade.

Nome social
Travestis e transexuais que desejam incluir no título de eleitor o nome social também podem fazê-lo até hoje. A mudança exige apenas a autodeclaração do nome com o qual deseja ser identificado.

O Presente

Copyright © 2017 O Presente