O ex-diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, e o atual diretor-presidente executivo da Frimesa, Elias Zydek, serão agraciados com a honraria máxima concedida às principais personalidades do Estado: o título de Cidadão Honorário do Paraná.
Ambas as proposituras, aprovadas por unanimidade, partiram do deputado estadual e primeiro vice-presidente da Casa, Marcel Micheletto, juntamente com o ex-deputado estadual Elio Rusch. A indicação deve ser sancionada pelo governador do Paraná, Ratinho Junior. A data para entrega das comendas será agendada para breve.
“Trata-se de incontestáveis lideranças da região Oeste, que muito têm contribuído para o fortalecimento das instituições regionais. As homenagens fazem jus a homens comprometidos com o desenvolvimento regional e cujo trabalho vem apresentando resultados visíveis para o progresso do Oeste paranaense”, observa Micheletto.
Nascido em Alecrim, Rio Grande do Sul, Elias José Zydek é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), com especialização em Planejamento e Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Economia da PUC-PR.
Já Valter Vanzela é natural de Guaporé, Rio Grande do Sul. Foi diretor presidente da Frimesa de 1997 a 2023 e ingressou na empresa em 1985 como diretor secretário. Com formação técnica em contabilidade, Vanzella é agropecuarista e sua participação na atividade cooperativista teve início em 1983, onde exerceu várias atividades, entre elas a de diretor vice-presidente nas gestões 1996 a 2003 e 2009 a 2011 da Organização das Cooperativas do Paraná – Ocepar.
Fundada em 1977, a Frimesa foi constituída, inicialmente, por quatro cooperativas do Paraná: Coasul – Cooperativa Agropecuária Sudoeste Ltda., de São João; Comfrabel – Cooperativa Mista de Francisco Beltrão; Camdul – Cooperativa Agrícola Mista Duovizinhens, de Dois Vizinhos e Coopersabadi – Cooperativa Mista Agropecuária Sabadi Ltda., de Barracão.

Com assessoria