Se os vereadores eleitos pelo União Brasil em Marechal Cândido Rondon estão de olho na presidência da Câmara para o próximo biênio (2025/2026), os eleitos pelo Progressistas (PP) também estão. E ninguém arreda o pé.
“Almejamos, sim, (a presidência da Câmara). Estamos conversando um a um entre os vereadores eleitos da situação, sendo que os demais que se dispuseram a ser presidente também têm plena condição de estar à frente do Legislativo”, declarou ao O Presente o presidente do PP, vereador reeleito Claudio Köhler (Claudinho), que, inclusive, pleiteia o cargo. Ele já foi presidente da Casa no biênio 2019/2020.
Além de Claudinho (912 votos), Gordinho do Suco (1.250 votos) e Juliano Oliveira (648 votos), do PP, são candidatíssimos à presidência da Câmara.
Aposta no consenso
“Acredito que chegaremos a um consenso e que o nome escolhido exercerá um bom trabalho na Câmara e será um elo importante para o prefeito (eleito) (Adriano) Backes executar um trabalho de excelência junto com o (Vanderlei) Sauer para toda a comunidade rondonense”, destaca Claudinho.
União Brasil
Na semana passada, o presidente do União Brasil em Marechal Rondon, prefeito Marcio Rauber, declarou ao O Presente que se o desejo dos vereadores eleitos do partido for a presidência da Câmara, ele vai trabalhar para isso (clique aqui e leia mais).
Dos quatro eleitos pela legenda – Valdir Sachser (1.142 votos), Rafael Heinrich (1.098 votos), Coronel Welyngton (1.036 votos) e Marciane Specht (1.008 votos) -, três colocaram seus nomes à disposição para pleitear a vaga de presidente do Legislativo: Rafael, Coronel Welyngton e Valdirzinho. E cada um segue buscando seu espaço.
Bastidores
Vai ser uma “disputa” interessante. De um lado, o União Brasil elegeu a maioria dos vereadores para a próxima legislatura e tem como presidente o prefeito Marcio, uma liderança de referência e articulador do grupo de situação, bem como o vice-prefeito eleito, vereador Vanderlei Sauer. De outro, o PP emplacou três vereadores e tem em suas fileiras nada menos que o prefeito eleito Adriano Backes.
Por enquanto, as conversas estão acontecendo extraoficialmente, nos bastidores. Em breve, as lideranças dos partidos devem se reunir com os eleitos para tratar oficialmente do assunto.
O Presente