O vice-prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, assinou na tarde desta sexta-feira (08), por volta das 15h30, o termo de posse de prefeito. A assinatura é um ato oficial decorrente do processo de cassação do mandato de Airton Copatti, transcorrido na Câmara de Vereadores. A posse se deu por intermédio de um trâmite interno, sem cerimônia pública.
Evandro Grade preferiu não se pronunciar à imprensa nesta semana. Conforme sua assessoria de gabinete, uma coletiva com os veículos de comunicação deve ser agendada para a próxima semana.
A posse de Evandro Grade como prefeito dispensa o juramento ou outros atos formais, tendo em vista que este processo já foi feito quando assumiu, em janeiro de 2017, na condição de vice-prefeito. O rito administrativo segue os trâmites burocráticos que conferem legitimidade ao novo gestor como titular do cargo de prefeito.
Procedimento
Era 12h46 quando o então vice-prefeito Zado foi comunicado oficialmente pela Câmara de Vereadores da decisão tomada pelos parlamentares sobre o processo de cassação do mandato do então prefeito Airton Copatti.
Após receber o Decreto Legislativo 236/2018, o primeiro ato de Zado foi entrar em contato com Copatti para tratar do termo de posse. Durante breve conversa por telefone, Zado se comprometeu com Copatti a dar continuidade aos bons projetos da administração que estão em andamento.
Por volta das 16 horas desta sexta-feira, por iniciativa do novo prefeito, em uma cerimônia discreta, Zado assinou o termo de posse, assumindo oficialmente a prefeitura do município de Santa Helena.
Em suas primeiras palavras como prefeito, Zado pediu o voto de confiança da população e afirmou que este será um governo participativo, primando pela ordem e decência. “Será uma Santa Helena com todos e para todos”, disse.
Com Rádio Grande Lago
