Fale com a gente

Variedades

2017 começa agora! Dicas práticas para voltar à rotina

Publicado

em

 

Divulgação

Se você ainda está lutando para retomar a rotina, lembre-se de que esta é uma nova chance e um recomeço! Confira as sugestões do Viver Bem para voltar ao ritmo e dar início a 2017 do jeito certo!

1) Cure a ressaca. Sim, estava permitido enfiar o pé na jaca durante o carnaval. Agora, com o começo da Quaresma, é hora de retomar a alimentação e hidratação saudáveis. Para isso, lembre-se de tomar muita água, que vai aliviar a dor de cabeça, o enjoo, as olheiras e o mal estar geral. Se preferir, pode optar por bebidas isotônicas, que possuem eletrólitos que fazem a hidratação e reposição de minerais. Da mesma forma, água de coco, sucos naturais com gengibre (sem açúcar), também são bem-vindos.

2) O que vou comer a partir de agora? Nas refeições, escolha alimentos leves, para não sobrecarregar ainda mais o organismo. Deixe de lado os queijos amarelos e tudo que for fritura. Opte por legumes, verduras, cereais integrais, ovos, oleaginosas, abacate e chás, como hortelã e boldo.

3) Limpeza total. Quer ajudar o organismo? Faça uma dieta detox. O segredo está em incluir alimentos ricos em fibras, que farão o intestino funcionar melhor, eliminando com facilidade tudo que for desnecessário. Para isso, priorize abacaxis, couve, chá verde e gengibre, que vão acelerar o metabolismo e a frequência cardíaca, causando uma sensação de bem estar no organismo.

4) Não exagere nos remédios! Não serão eles que curarão a ressaca e farão com que você volte ao normal. Tome água e deixe que seu organismo faça a limpeza própria. Ainda com dor de cabeça? Faça um repouso, se puder, com a luz apagada para garantir um descanso saudável.

5) Mexa-se! Sem mais desculpas. Agora é o momento de achar um exercício físico para você. Talvez seja o caso de tentar o CrossFit! Quem pratica diz que não existe rotina e nem preguiça, além de fazer amigos para a vida toda. Leia mais sobre esse exercício aqui.

Ou seu sonho seja uma aula de ciclismo super interativa? Abriram, recentemente, duas academias voltadas à prática em Curitiba. Você não precisa ser um ciclista profissional para participar, mas tem que ter disposição. Leia sobre elas aqui aqui.

Tem uma esteira parada em casa? Ressuscite o aparelho e veja o que mais dá para se fazer com ela, além da caminha e corrida, aqui.

Prefere correr na rua? O Viver Bem mapeou a distância das pistas de corrida e caminhada dos parques da cidade. Veja qual é o mais perto da sua casa e ache um instrutor ou grupo de corrida, aqui.

Lembre-se! Cansaço é normal e a percepção desse cansaço aumenta com o passar dos dias longe dos exercícios. Para evitar sentir a dor muscular característica de quem inicia a prática física, comece devagar e com pesos leves. E, principalmente, evite parar novamente.

5) Trabalho/estudo: foque. Pode não parecer, mas os primeiros minutos no ambiente de trabalho são decisivos para o resto da jornada. E existem 10 erros, evitáveis, cometidos pela maioria das pessoas.

O primeiro é chegar sempre atrasado. Isso porque, segundo pesquisas na área, os chefes e coordenadores confiam menos nos empregados que não conseguem chegar no horário estipulado. E ficar minutos depois da hora do expediente não compensa o atraso, que impacta negativamente a performance. Leia os outros nove erros comuns aqui.

6) Precisa de mais cinco minutinhos? Tudo bem, ninguém é de ferro. Tirar uma folga nesse primeiro dia do ano também favorece a saúde mental. Estudos recentes indicam que as pessoas dormem para se esquecerem. E esse benefício é muito bem vindo, principalmente quando precisamos aprender coisas novas. Sem falar que relaxar sem culpa diminui estresse, de acordo com outro estudo.

Copyright © 2017 O Presente