Fale com a gente

Variedades MetSul

Google traz a crise climática no doodle do Dia da Terra

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Google está marcando o Dia da Terra com imagens de satélite em time lapse (animação) que mostram o derretimento de geleiras, a diminuição da cobertura de neve, desmatamento e branqueamento de corais a fim de lembrar os seus usuários sobre o impacto da humanidade no clima e no meio ambiente.

O doodle do Google do Dia da Terra de 2022 inclui quatro GIFS criados a partir de imagens de satélite e fotografias da The Ocean Agency que irão ser exibidos ao longo do dia. Elas trazem para o usuário do buscador da internet o recuo glacial no pico do Monte Kilimanjaro na Tanzânia entre dezembro de 1986 e 2020 e derretimento glacial em Sermersooq, Groenlândia, entre dezembro de 2000 e 2020.

Outras imagens mostram o resultado de um evento de branqueamento de corais na Grande Barreira de Corais perto de Lizard Island na Austrália entre março de 2016 e outubro de 2017 e o desmatamento das florestas de Harz em Elend, Alemanha, entre dezembro de 1995 e 2020.

A Alphabet, empresa que opera o mecanismo de busca do Google, afirma ser neutra em carbono desde 2007 e planeja operar todos os seus data centers inteiramente com energia renovável até 2030. A empresa usou 15,5 terawatts-hora de eletricidade em 2020, principalmente para alimentar seus data centers. Também reduziu os resíduos gerados em suas operações em 40%, para 28.864 toneladas, mas aumentou o consumo de água.

Seus números para 2021 ainda não foram disponibilizados, mas a empresa diz que compensou suas emissões comprando energia renovável suficiente e compensações para cobrir seu consumo.

O Google afirma em comunicado: “Agir agora e em conjunto para viver de forma mais sustentável é necessário para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas” e incentiva os usuários a usar o mecanismo de busca para “saber mais sobre as mudanças climáticas e como você pode agir”.

 

DIA DA TERRA

O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado 22 de abril em todo o mundo. A data foi criada após um protesto ambiental que ocorreu em 1970, liderada pelo ativista ambiental e senador norte-americano Gaylord Nelson (1916-2005). A manifestação acerca dos temas ecológicos ocorreu em 22 de abril de 1970 nas cidades de Washington, Nova York e Portland.

Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, a destruição do ambiente, o desmatamento e o efeito estufa. A intenção também era pressionar o governo e assim, atingir alguns de seus objetivos.

Após oito meses do evento, foi criado um órgão responsável pelos assuntos ambientais denominado de Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency), a EPA. A data foi adotada pela ONU (Organização das Nações Unidas) quase quatro décadas após o movimento, no ano de 2009.

 

Com MetSul

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente