Ecoville – Maior rede de limpeza
Variedades

4 dicas de como se preparar para empreender

O Brasil é um país empreendedor. De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, patrocinada pelo Sebrae no Brasil, em cada dez brasileiros adultos, quatro já têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma, o maior índice dos últimos 14 anos. Apesar disso, um terço dos negócios abertos em 2014 fecharam em três anos, de acordo com outra pesquisa divulgada pelo Sebrae e FGV em 2016. Se você tem o sonho de ser o seu próprio patrão e abrir um negócio, selecionamos algumas dicas sobre como se preparar para empreender.

Identifique seu perfil     

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

Saber qual é o seu perfil é crucial para a abertura de um negócio. Identifique os seus pontos mais fortes e o que você sabe fazer com maestria. Nessa fase, é importante não confundir gostos pessoais com habilidades. Gostar de comer, por exemplo, não é parâmetro para abrir um restaurante. Gerenciar e administrar um negócio é diferente de gostar da área de atuação na qual ele está inserido. Defina, também, quais papéis você deseja exercer, como tomar as decisões do negócio, cuidar da parte administrativa ou colocar efetivamente a mão na massa. Também escolha, é claro, uma área de atuação que você realmente tenha afinidade.

Estude muito      

Antes de abrir uma empresa, é essencial estudar muito sobre empreendedorismo, principalmente se você é um empreendedor de primeira viagem. Empreender requer planejamento e muita observação, além de entendimento sobre conceitos de administração e de negócios. Há diversas organizações sérias e que oferecem cursos para a abertura de uma empresa, como SEBRAE, endeavor.org, FGV Online, entre outros. Existem, inclusive, cursos universitários de administração focados em empreendedorismo. Busque livros, publicações e revistas especializadas sobre o assunto. Quanto mais conhecimento e informação, melhor preparado e menos inseguro você ficará.

Faça networking e converse com especialistas        

Diversos centros de empreendedorismo espalhados pelo Brasil realizam com frequência palestras, workshops e cursos de empreendedorismo. Para quem quer abrir um negócio, é fundamental estar atento a esses eventos. Além de aprender conceitos importantes e estar em contato com esse ecossistema, você terá oportunidade de fazer networking, encontrar novos parceiros de negócio, fornecedores e até potenciais consumidores da solução que você está desenvolvendo.        

Conversar com quem já trilhou esse caminho também é importante. Procure por conhecidos ou amigos de amigos que tenham aberto alguma empresa. Busque referências e tente obter informações e instruções de especialistas. Mas tome cuidado para não cair em golpes e em falsos gurus, pois existem pessoas mal-intencionadas que aproveitam do desejo de empreender que muitas pessoas possuem.

Pesquise e faça um planejamento           

Depois de decidir em qual ramo você quer atuar, comece a fazer uma extensa pesquisa sobre o mercado, dinâmica de trabalho, barreiras de entrada, concorrentes, vantagens e desvantagens do negócio, entre outras informações. Tudo o que você conseguir levantar é importante, desde assuntos burocráticos e legais até aspectos práticos e de mercado.   

O planejamento também é importante. Se você trabalha no momento, é fundamental calcular os recursos necessários até que o negócio comece a dar lucro. Isso pode levar meses ou até anos. Portanto, é imprescindível ter um planejamento financeiro se você realmente deseja arriscar.

TOPO