Variedades

Alerta! Panetone pode ser um vilão da dieta

 

Divulgação

 

Entre as muitas iguarias natalinas, o panetone (ou o chocotone) é uma das mais consumidas nesta época do ano. Calórico, além de estar associado ao ganho de peso, contém ingredientes que são prejudiciais à saúde. De acordo com a nutricionista Andressa Roehrig Volpe, assim como a maioria dos bolos, eles levam ingredientes que não podem ser considerados exatamente saudáveis, como as frutas secas, da versão tradicional ou o chocolate, o brigadeiro e o doce de leite, usados em receitas adaptadas.

Se sozinhos estes ingredientes já não fazem bem à saúde, quando somados são ainda mais perigosos, principalmente quando falamos em ganha de peso, diz. Além disso, por conta do açúcar refinado e da farinha branca, seu consumo aumenta a liberação de insulina na circulação, podendo levar ao desenvolvimento do diabete. Os níveis de gordura também são elevados, já que são usadas para dar sabor ao alimento.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Uma fatia de panetone (80 gramas) pode ter mais de 300 calorias. O limite recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para um lanche na dieta de um adulto sem restrições alimentares (2 mil calorias). Segundo Andressa, o ideal é consumir a menor quantidade de panetone diariamente. Não precisamos nos privar do consumo, só lembrar de fazê-lo com moderação. Atualmente existem panetones saudáveis, com ingredientes mais nutritivos e menos gordura mas que também não devem ser consumidos em excesso, diz a também nutricionista Michelle Reichmann.

TOPO