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Black Friday 2017: conheça expectativas dos consumidores para esta edição

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A próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, promete ser a Black Friday mais satisfatória para os lojistas, de acordo com pesquisa do Google. Isso porque, para esta edição, a expectativa é de um crescimento de 15% a 20% em relação ao ano passado, com R$ 2,2 bilhões em vendas.

O consumidor brasileiro, que está retomando seu poder de compra lentamente, pretende gastar até R$ 1.000 neste ano. Entre os produtos mais desejados, estão eletrônicos e eletrodomésticos (65%) e roupas e calçados (47%).

Com as inúmeras vantagens do comércio eletrônico – desde poder pesquisar de casa a encontrar preços mais competitivos -, o ambiente digital é o que lidera a preferência: 92% preferem a compra online, enquanto apenas 34% consideram a loja física seu destino de compra.

Cada vez mais atentos às falsas promoções e mais bem informados sobre os riscos de fraudes, principalmente nas lojas online, 90% dos consumidores pesquisam para saber o que irão comprar e em qual lugar.

Nesta edição, há uma maior vontade de pesquisar e se informar, refletida no comportamento dos usuários. E os próprios mecanismos de pesquisa confirmam isso: de acordo com o Google Trends, o termo Black Friday de tênis, por exemplo, teve um aumento de 400% em seu volume de busca, comparado há 30 dias.

O comércio online percebeu a necessidade de investir e se preparar para a data. Com números tão favoráveis para esse ambiente de compra, o investimento em suas plataformas e em estratégias de marketing digital para receber um usuário cada vez mais criterioso se fez necessário.

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