Ecoville – Maior rede de limpeza
Variedades

Como evitar as dores nas costas

Sentir dor na região das costas é uma realidade constante para muitos. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% da população mundial sofrem ou sofrerão com esse sintoma durante a vida.

Por ser um problema complexo, com vários níveis de gravidade e diversas causas, há muita desinformação acerca do tema, então é importante entender melhor.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

O que causa?

As causas são variadas. A grande maioria das vezes acontece por conta do sedentarismo e da má postura com a qual as pessoas se sentam, deitam e se portam durante o dia.

Também há a possibilidade delas surgirem em decorrência da prática exagerada de exercício físico e/ou esforço. A dor nas costas ainda pode surgir em decorrência de doenças, tais como hérnia de disco, artrose, lombalgia, entre outras complicações.

Há consequências?

O site do Governo Federal brasileiro informou em matéria publicada no mês de abril de 2017 que dor nas costas é a maior causa de afastamento dos trabalhadores brasileiros. No ano passado, mais de 100 mil pessoas tiveram que se ausentar dos seus empregos por pelo menos 15 dias por conta das dores.

O que fazer?

O primeiro passo para cuidar é buscar ajuda médica. Se você começou a sentir os sintomas, não espere piorar. Consulte um especialista, que poderá dar as orientações devidas, ajudando na cura da enfermidade.

Há também pequenas atitudes que podemos tomar para evitar que ela surja. Listamos algumas:

  • Praticar exercícios na medida certa: como já foi citado, exercícios exagerados causam dor nas costas. Mas a prática de atividade física com orientação e moderação ajuda a aumentar a flexibilidade dos músculos da região, evitando que as dores surjam.
  • Ter um corpo saudável: não adianta querer estar bem de saúde e não cuidar de si mesmo. Estar acima do peso, por exemplo, é a porta para muitas enfermidades.
  • Cuidado com a postura: ter uma postura errada durante as atividades cotidianas é outra forma de adquirir esses males. Se você trabalha sentado muitas horas por dia, procure ter momentos nos quais seja possível se levantar, andar e evitar forçar o tronco.
  • Escolha correta do colchão: sim, a dor pode surgir por conta de uma má noite de sono. Não ter o ambiente adequado para dormir bem é um grave problema. Muitas vezes, não conseguimos nos adaptar a colchões, por isso, é necessário escolher aquele que seja mais confortável para seu corpo.
  • Evite carregar peso: um dos maiores causadores de dor nas costas é o carregamento de peso excessivo. Busque cada vez mais diminuir a quantidade de peso que carrega, pois isso ajuda a não forçar os músculos e, consequentemente, diminuir as dores.
  • Evite estresse: a tensão causada pelo estresse também provoca dor. Os músculos se enrijecem e sentimos dores, inclusive nas costas. Relaxar é importante para que isso seja evitado.
TOPO