Fale com a gente

Variedades Vendo a realidade

Como identificar um relacionamento abusivo

Publicado

em

Foto: Divulgação

Infelizmente, muitas pessoas encontram-se em um ou já viveram um relacionamento abusivo. O que muitos não sabem, ou demoram a perceber, é que vivem um relacionamento nada saudável, que precisa ser interrompido o mais rápido possível.

Geralmente, as vítimas do relacionamento abusivo demoram a perceber e aceitar sua realidade, e com isso vão acumulando momentos de agressão que podem evoluir para algo mais grave.

Quem assiste de fora, costuma perceber os sinais logo de início e pode ajudar, e muito, os colegas a saírem deste ciclo. Algumas pessoas, por medo de ficarem sozinhas ou medo de perder o parceiro, passam anos presas em relacionamentos abusivos e não se permitem viver outras experiências.

É bom lembrar que o relacionamento abusivo acontece tanto com mulheres quanto com homens, que precisam de ajuda de familiares, amigos e profissionais para saírem desta situação antes que seja tarde. Outro ponto importante é que não é necessário existir agressão física para ser confirmado o relacionamento abusivo.

Se você está em um relacionamento abusivo ou conhece alguém que está em um relacionamento abusivo, procure ajuda. Você pode conversar com alguém de sua confiança, ligar para o 180, a Central de Atendimento à Mulher que funciona sete dias por semana e 24 horas por dia, ou procurar uma Delegacia da Mulher.

Existem outras diversas atitudes que provam que o relacionamento é abusivo, confira alguns dos sinais a seguir:

Você fica mais triste do que feliz ao lado da pessoa;

A pessoa controla o seu dinheiro e não deixa você trabalhar;

Em qualquer conversa é comum ela fazer você sentir que não entende nada ou que está sempre errada. Faz com que você se sinta burra e incapaz e pode te chamar de burra muitas vezes;

Te chama de louca, te faz excluir ex-namorados e amigos das redes sociais;

Você faz coisas contra a sua vontade por medo de como a pessoa pode reagir. Ou ela não respeita quando você diz “não”, inclusive durante o sexo;

A pessoa não deixa você sair sem ser com ela;

A pessoa te fala que ninguém nunca vai te amar, te aceitar ou te querer além dela;

Ela controla todos os seus passos e pede para mandar fotos de tudo o que está fazendo;

Ela não reage bem a suas conquistas e às coisas boas que acontecem na sua vida;

Ela faz você sentir que a culpa por ela ser agressivo ou ameaçadora é sua. Ela grita, te xinga ou te agride;

Você para de ver seus amigos e familiares.

 

Com Jetss

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente