Fale com a gente

Variedades

Conheça um pouco mais sobre o universo cervejeiro

Publicado

em

Divulgação

Sentar em um bar, conversar com amigos, se servir de deliciosos petiscos e ainda apreciar uma deliciosa cerveja com certeza é um prazer imenso, principalmente para relaxar um pouco por conta da rotina agitada de trabalho, estudos etc.

Se antigamente qualquer cerveja era suficiente, agora as pessoas estão cada vez mais criteriosas com a escolha da bebida, desejando conhecer cada vez mais esse universo tão saboroso que é o das cervejas.

Para quem deseja entrar nesse mundo cervejeiro, um dos primeiros passos é se filiar ao clube da cerveja (saiba mais aqui). Através dele, você conhecerá diversos tipos da bebida disponíveis no mercado, recebendo em casa as que escolher e também uma revista com informações necessárias para se tornar um expert no assunto.

Conheça também algumas dicas de como adentrar nesse universo:

Saiba do que são feitas as cervejas

Antes de sair provando todas as cervejas por aí, é preciso aprender o básico sobre a bebida. Saber qual é sua composição é muito importante; traçando um paralelo, é como se fosse uma receita de bolo. Confira:

Água a água está presente em maior proporção na cerveja. Com o avanço da tecnologia, é possível obter um padrão de água para fazer a bebida.

Malte o malte é o grão utilizado na receita. Os grãos passam por um processo de malteação, onde são umedecidos e germinados, e depois secos e torrados. Esse processo ativa a produção de enzimas, ajudando na fermentação posterior. O malte também é responsável por algumas características da cerveja, como aroma, cor, amargor, corpo, sabor etc. Quando a cerveja é chamada de puro malte, significa que ela foi produzida com 100% de malte.

Lúpulo –  esse ingrediente é utilizado para dar ainda mais cor e amargor, mas ainda é pouco conhecido no mercado. No Brasil, ainda não é feito o plantio do lúpulo, ou seja, é preciso importar o item. Além disso, o lúpulo dá o devido equilíbrio e tempero para a cerveja, além de fazer bem para a saúde por conta dos antioxidantes naturais.

Leveduras a levedura é o ingrediente que trabalha pela cerveja, ou seja, o fermento é o principal responsável por tirar o açúcar contido no malte, transformando-o em álcool e gás carbônico. Assim, as substâncias não são adicionadas, mas sim um resultado da transformação do líquido.

Adjuntos esses são considerados os outros ingredientes, sejam eles naturais ou não. Atualmente, é possível encontrar muitas cervejarias que produzem a bebida com frutas, nozes, raízes e até mesmo flores.

 

Tipos de cerveja

Existem disponíveis no mercado mais de 150 tipos diferentes de cerveja, e podemos classificar a bebida de diversas maneiras. Porém, para simplificar, podemos seguir pelos tipos de fermentação: Ale e Lager.

O modo de preparo, normalmente, é igual e só muda após escolher qual tipo de fermentação você deseja.

Ale (pronúncia: êiol) –  as cervejas Ale são feitas com uma determinada levedura que trabalha com uma temperatura mais alta e possui, como uma das principais características, sabores e aromas mais fortes formados durante a fermentação.

Tipos mais conhecidos: IPA, Weiss, Witbier, Stout e Saison.

Lager (pronúncia: Láguer) esses tipos de cerveja são produzidos com uma fermentação mais baixa, tornando a bebida mais leve para o paladar. Além disso, elas costumam ser mais carbonatadas tornando-as ainda mais difíceis de serem feitas.

Tipos mais conhecidos: Bock, Helles, Schwarzbier, Malzebier, Vienna, Pilsen e American Light Lager.

Copyright © 2017 O Presente