Fale com a gente

Variedades

Cuidados com seu pet no inverno

Publicado

em

 

Divulgação

 

Com a aproximação do inverno, é importante redobrar os cuidados com os animais domésticos. Os pets também são afetados pela mudança climática e ficam um pouco mais suscetíveis a algumas doenças. Vamos aprender como protegê-los?

 

Abrigo

Assim como nós usamos mais roupas ou colocamos cobertores nas camas para ajudar a manter a temperatura elevada, os animais de estimação também precisam desse recurso. Na natureza, os cães costumavam utilizar tocas onde dormiam todos juntos, aproveitando o comportamento de matilha.

Em nossas casas, é preciso uma ajudinha. Para os que ficam em quintais, é importante haver um abrigo contra o frio e a chuva. O mais indicado é utilizar casinhas de madeira ou plástico e deixá-las viradas contra o fluxo de ar.

Mesmo dentro de casa, é importante protegê-los do chão frio. Existe no mercado uma série de produtos para ajudar nessa tarefa. A cama para cachorro é a mais popular delas, pois existe em diferentes tamanhos e formatos. Ainda assim, coloque cobertores extras nos dias mais frios.

Roupas

Apesar de muitos acreditarem que as roupinhas para animais são “frescura”, elas têm sim um papel térmico, principalmente nas raças de pelo mais curto, que contam com menos proteção natural. Caso o animal não se adapte a elas, cheque se o tamanho está apropriado ou tente outro tecido, já que alguns podem provocar alergias.

Se mesmo assim não gostar da roupinha, espalhe cobertores ou tapetes pela casa para ele deitar. Se o cão fica em quintal, uma alternativa é a placa de EVA, aquela mesma utilizada para crianças, pois é macia e isola a temperatura, além de ser muito fácil de lavar.

Alimentação

Assim como os humanos, os animais também sentem mais fome no frio, já que utilizam mais energia na tarefa de esquentar o corpo. Para os magrinhos, um acréscimo de até 20% na alimentação é necessário. Para os animais obesos, é importante manter a dieta.

Vacinação

As vacinas precisam estar sempre em dia, mas vale dar uma conferida na carteirinha de vacinação do seu cão para saber se ele recebeu a dose conhecida como “pneumodog”. Essa imunização ajuda a prevenir doenças associadas com as temperaturas mais baixas.

Entretanto, esteja sempre de olho no comportamento do animal e leve-o ao veterinário caso ele apresente fezes muito moles, vômitos ou perda de apetite.

Água

O inverno também é uma época para pegar mais leve com os banhos – que podem ser feitos quinzenalmente em vez de semanalmente. Eles se sujam menos durante essa época, e o banho é um momento de redução de imunidade.

Assim como o banho, é preciso especial atenção com a chuva ou qualquer outro acidente que venha a molhar o animal. A umidade acumulada na pele e no pelo pode causar a proliferação de fungos e causar alergias. Por isso, se for dar banho, procure fazê-lo em dias e horários mais quentes e secos, tomando o cuidado de secar bem o animal.

Se o sol aparecer, deixe o animal ter contato com ele no quintal de casa ou, para quem não tem um pátio em casa, em passeios diários. Eles adoram tomar sol.

Copyright © 2017 O Presente