Pref. Pato Bragado Natal em Canto 2019
Variedades Polêmica

Governo polonês reage com indignação a documentário da Netflix

(Foto: Reprodução/Facebook)

Um documentário da Netflix está dando dor de cabeça para o governo da Polônia. O doc. The Devil Next Door (uma minissérie, também chamada de O Monstro ao Lado) foi acusado pelo primeiro-ministro polonês de ser impreciso com a história real. Mateusz Morawiecki, o chefe do governo no país, pede que a Netflix realize mudanças no documentário, que aborda a temática dos campos de extermínio nazistas.

As informações são da BBC News. De acordo com o veículo, o primeiro-ministro relatou que um mapa exibido na série documental localiza os campos de execução dentro das fronteiras da Polônia, quando, na verdade, a Alemanha ocupou a polônia na Segunda Guerra Mundial sob o regime ditatorial de Adolf Hitler e se apossou de territórios. Desse modo, a Alemanha Nazista seria responsável pelos campos. Para o governante polonês, a forma como o conflito foi apresentado deturpa a imagem do país e coloca a nação polonesa como responsável pelos campos de concentração.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Em sua carta enviada a Reed Hastings, CEO da Netflix, Morawiecki afirmou que era importante “honrar a memória e preservar a verdade sobre a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto”. Em conversa com a agência de notícias Reuters, a Netflix disse ter conhecimento das preocupações referentes ao documentário. Por outro lado, a Netflix não disse se vai tomar alguma medida para alterar o que está sendo apresentado no produto de seu catálogo.

Ainda na carta, o primeiro-ministro polonês acusou “certas obras” da empresa Netflix de se portarem como “extremamente imprecisas” em seus enredos e, com isso, “reescrever a história”. Para completar, o governante ainda usou a rede social Twitter para compartilhar outra mensagem e também pressionar a Netflix, exigindo que a plataforma “seja verdadeira com os fatos históricos”.

 

Confira a publicação do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, da Polônia:

 

Com Spinoff

TOPO