Copagril
Variedades

Hábitos saudáveis no trabalho: 5 medidas que te ajudarão a ter qualidade de vida

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde no ano de 2016 apontam uma situação alarmante: cerca de 53,8% da população adulta brasileira está com sobrepeso – a pesquisa foi realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel). Tal situação é ainda pior entre homens acima de 25 anos, já que 57,3% deles estão com excesso de peso, contra 50,5% das mulheres.

A obesidade compromete a saúde, sendo uma das causadoras de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. E a má alimentação e a falta de exercícios físicos são os principais fatores que contribuem para tal cenário. No entanto, equilibrar uma vida saudável com as atividades do dia a dia não é uma tarefa nada fácil. Afinal, ambientes de trabalho como os escritórios são locais onde os funcionários passam a maior parte do dia sentados e, frequentemente, longe de uma alimentação balanceada.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Como uma iniciativa para melhorar as condições de vida, mesmo daqueles que não possuem tanto tempo para se dedicar às atividade físicas, separamos cinco medidas úteis para quem deseja levar uma vida saudável. Confira!

 

  1. Mexa-se o máximo que puder

Essa é a primeira e mais importante dica: evite passar todo o expediente de trabalho sentado. Levante-se, dê uma volta no escritório, receba clientes na porta, encontre algumas tarefas que você pode fazer em pé, como trocar o elevador pelas escadas, por exemplo. Fazer alguns alongamentos durante o dia também é uma boa medida para melhorar a saúde corporal.

 

  1. Fique atento à sua postura

            Sentar-se adequadamente, ou seja, com a postura reta, melhora a circulação sanguínea e ajuda a evitar as tão desconfortáveis dores nas costas. Por isso, fique atento ao modo como você está sentado.

            Avalie as condições da cadeira que está utilizando. Existem diferentes modelos de cadeiras que são específicos para escritórios e desenvolvidos pensando nas tarefas de quem os utiliza, como a cadeira secretária, executiva ou mesmo a cadeira presidente.

 

  1. Evite almoçar fora todos os dias

            Caso você tenha uma alimentação equilibrada em casa, levá-la ao escritório é uma excelente opção. Isso porque o hábito de comer fora diariamente pode levar aos excessos alimentares e, consequentemente, ao sobrepeso. No entanto, evite comer em frente ao computador, reserve um tempo adequado para as suas refeições.

 

  1. Não abra mão do seu café da manhã

            A principal refeição do dia é o café da manhã, afinal, é ela que dá a energia necessária para começar bem o dia e com bastante disposição. Por isso, insira frutas, leite e pão integral em sua alimentação matinal. Além disso, manter horários regulares para comer evita o consumo desequilibrado.

 

  1. Faça pequenos lanches durante o dia

            Por conta da falta de tempo durante o trabalho, é muito comum encontrar pessoas que passam horas sem comer. No entanto, inserir pequenos lanches entre as refeições, como frutas e barra de cereais, manterá o seu metabolismo funcionando e evitará extravagâncias durante as refeições principais.

TOPO