Copagril
Variedades

Não foi bem no vestibular? Veja dicas para superar e obter melhores resultados

Divulgação

A época do vestibular é cheia de tensão. Trata-se de uma das fases mais importantes de nossa vida, e não são todos que conseguem a aprovação tão desejada. Quando isso ocorre, a tristeza é comum.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Mas a vida continua, e não podemos desistir. É preciso persistir para conquistar nossos sonhos. O primeiro passo é se recuperar psicologicamente. O segundo é se preparar para o próximo processo seletivo e conseguir classificações melhores.

Eu estudei! Por que não passei?

Logo após receber a notícia de que não conseguiram a vaga tão desejada, é comum os estudantes se desmerecerem e considerarem isso como fracasso. Entretanto, o fato de não ser aprovado deve ser visto como uma oportunidade para reconsiderar os pontos que necessitam de revisão.

O psicológico

A maioria das pessoas que prestam vestibular são jovens na faixa de 18 anos. Nessa idade, é comum sofrer com a pressão do cotidiano e a súbita mudança de rotina, com mais responsabilidades e preocupações. Isso, aliado ao nervosismo e à ansiedade da prova, pode desestabilizar a mente e ser uma das causas da não aprovação.

Concorrência muito grande

Outro fator que pode causar dificultar a aprovação é o número de concorrentes. Existem cursos que exigem que o candidato obtenha notas muito altas para conquistar uma vaga. Nesses casos, é comum que pessoas tentando há mais tempo passem.

Vou para casa estudar sem parar

Após o choque inicial da notícia, a reação é tentar estudar o máximo possível pensando no próximo vestibular, mas essa não é solução. Primeiro é necessário se recompor, deixar o tempo passar e depois se organizar para estudar de modo eficiente.

Logo após o resultado, você precisa esquecer essa experiência negativa, relaxar e passar uns dias aproveitando uma folga. O cérebro também necessita de descanso, e é esse tempo que pode ajudar você a iniciar a maratona de estudos com mais qualidade e conseguir melhores resultados.

Essa pausa também pode ajudar no emocional. Será um tempo que você precisará para se acalmar e voltar com pensamentos de determinação e foco. Com esse lado de sua vida equilibrado, é possível processar melhor as informações que estuda, a fim de aprender melhor.

Algumas dicas para estudar

Após retomar o cotidiano de vestibulando, então será hora de voltar aos estudos. Dessa forma, existem algumas estratégias que permitirão aumentar o rendimento para tentar novamente na próxima prova.

Tenha organização

Um erro cometido por muitos alunos é estudar sem organização. Com uma rotina de estudos é possível controlar melhor o que e quando estudar, alternando as matérias e fortalecendo as disciplinas que trazem mais dificuldades.

O local importa

Para estudar é necessário um lugar calmo e tranquilo, que permita concentração e foco. Dessa forma, procure um ambiente que seja silencioso e onde exista privacidade, de preferência com a possibilidade de colar cartazes com informações relevantes.

Estudar é mais do que ler e fazer exercícios

Quando falamos em estudar, já pensamos em sentar atrás de um livro, ler e realizar as atividades propostas. Mas uma grande etapa do estudo é processar as informações para memorizá-las com mais facilidade. Uma ótima estratégia é explicar os conceitos estudados com suas próprias palavras, promovendo um melhor entendimento.

TOPO