Pref. MCR Novembro Azul.
Variedades Dicas

O que levar em consideração quando comprar um eletrodoméstico

Eficiência energética, qualidade e durabilidade são aspectos que devem ser levados em conta

Foto: Divulgação

Os eletrodomésticos possuem alta durabilidade. Como a compra não é frequente, você precisa analisar muito bem antes de adquirir o produto. Alguns aspectos, como credibilidade da marca, qualidade, eficiência energética e preço, interferem na decisão de compra do consumidor.

Um dos fatores mais importantes e que vai nortear todo o processo de aquisição é a pesquisa. Você deve observar em mais de uma loja o mesmo produto, porque a variação desse tipo de equipamento é alta. A internet pode ajudar, mas lembre-se que o valor praticado em e-commerces pode ser diferente da loja física. O PROCON recomenda fazer prints das páginas que oferecem as condições, bem como guardar os folhetos de propaganda. O código do consumidor obriga as empresas a cumprirem o que foi ofertado ao consumidor final.

Casa do Eletricista folha LORENZETTI

Se você ficar em dúvida entre um aparelho com muitas funcionalidades e outro mais simples, tente entender se você realmente precisa do eletrodoméstico mais avançado. Quantidade não é qualidade, e você pode gastar mais dinheiro com um aparelho do qual você só precisa das funções básicas.

A credibilidade da marca também é importante. Antes de realizar a compra, pesquise sobre o produto e converse com pessoas que já tiveram a marca para saber dos problemas que poderão surgir e a qualidade do eletrodoméstico. Como já foi dito, quantidade não é qualidade. Portanto, não priorize a potência do aparelho para decidir entre um aparelho ou outro. Embora, na teoria, signifique que ele possa ser mais potente, na prática, isso depende da eficiência energética, ou seja, da capacidade de transformar energia em funções programadas para serem executadas pelo equipamento.

Esses eletrodomésticos são mais econômicos e sustentáveis. Para verificar esse aspecto, procure pela Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, fornecida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). A etiqueta possui cinco categorias, sendo “A” a mais eficiente energeticamente.

A durabilidade também é importante, por mais que a vida útil desses produtos já seja alta. No mercado, existem equipamentos que foram feitos com materiais mais resistentes, como é o caso da geladeira inox, com aço inoxidável e maior qualidade.

 

Com informações Conversion

TOPO