Fale com a gente

Variedades

Onça Cacau completa um ano e ganha festa nesta quinta-feira

Publicado

em

Cacau, a primeira onça-pintada nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, da usina de Itaipu, completa um ano no próximo dia 28, mas, por causa do recesso de fim de ano, vai ganhar uma festa de aniversário antecipada, já nesta quinta-feira (21). A aniversariante ganhará um bolo congelado de carne.  Mas no local também haverá bolo “tradicional”, para os convidados e a imprensa festejarem a data.

Cacau é um exemplo bem-sucedido de reprodução de onça em cativeiro. É a primeira nascida no Refúgio em 14 anos, desde o início do projeto. Hoje, Cacau está praticamente do tamanho da mãe, Nena. A onça, que não dá mais para chamar de oncinha, se alimenta bem e está em ótimas condições de saúde. Aonde a mãe vai, ela vai atrás. “Ela é bem tranquila, tem o mesmo caráter da mãe. São extremamente cúmplices”, diz o médico veterinário do Refúgio, Wanderlei de Moraes.

Pop-star do Refúgio, Cacau foi batizada em agosto deste ano com uma grande festa. O nome foi escolhido em um concurso feito na página oficial da Itaipu no Facebook.

Por enquanto, não se sabe sobre o futuro dela. A onça poderá ser usada para fins de reprodução no próprio Refúgio ou encaminhada para outra unidade de preservação com os mesmos objetivos. A decisão vai depender de avaliação empresarial.

Além de Cacau e Nena, vive no Refúgio o papai, Valente. Para garantir a integridade das onças, mãe e filha ocupam o recinto nas segundas (dia fechado para visitação), quartas e quintas-feiras, sábados e domingos. Na terça-feira e sexta-feira, Valente fica no local. O revezamento garante o bem-estar da família em cativeiro, mas o macho deve permanecer separado da filha. A exemplo do que ocorre na natureza, o pai não desenvolve instintos para cuidar dos filhotes e pode machucá-los.

 

RBV

O Refúgio Biológico Bela Vista está instalado em uma área de 1.908 hectares, na margem brasileira da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção. O plantel de Itaipu conta com mais de 380 animais.

O local é aberto à visitação. Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo.

Mais do que uma atração turística, o Refúgio Biológico de Itaipu é um importante centro de pesquisas e desenvolvimento de projetos, que recebe especialistas do mundo inteiro.

A visita pode ser feita de terça-feira a domingo, em seis horários: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30.

Copyright © 2017 O Presente