Pref. Pato Bragado Natal em Canto 2019
Variedades

Você já tem um planejamento para 2018?

O término do ano se aproxima e com ele aquela sensação de balanço da vida pessoal e profissional. Geralmente, quando o ano novo bate à porta, as pessoas costumam refletir sobre o que ficou para trás e o que querem para os próximos meses. Pensam em objetivos, metas e desejos, mas nem sempre traçam planos de ação para, de fato, alcançá-los.

Por sinal, você já tem um planejamento para 2018?

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Se sim, perfeito! Se não, ainda há tempo. De acordo com a palestrante comportamental e motivacional Helda Elaine Völz Bier, sempre é tempo de planejar. “Dezembro, por ser o último mês do ano, é propício e motivador para se fazer um planejamento. É quando você está encerrando um ciclo e vai iniciar um novo. Então, é um período ideal. Claro que se por algum motivo não for possível fazer agora, faça no começo de janeiro ou quando achar mais adequado. O importante é fazer uma pausa, refletir e planejar, pois precisamos saber onde queremos chegar”, destaca.

Helda Elaine conta que faz o seu planejamento sempre em dezembro. “Não viro o ano sem ter colocado meus planos para o ano seguinte no papel. Gosto de iniciar um novo ciclo sabendo qual caminho eu quero percorrer e onde eu pretendo chegar. Carrego isso comigo há vários anos. Fiz meu primeiro planejamento aos 15 anos; hoje estou com 40 e permaneço fazendo. Ou seja, já são 25 anos planejando a minha vida”, confidencia.

Conforme a palestrante, é interessante tornar o planejamento um hábito. “Se administrarmos ou não a nossa vida, ela vai passar da mesma maneira. A questão é que se planejarmos, vamos tomar as rédeas da nossa vida, e isso faz toda a diferença”, salienta.

Para fazer o planejamento do ano vindouro, Helda Elaine comenta que é fundamental se perguntar: que ano eu pretendo encerrar em 31 de dezembro? “Se você planejar, com certeza vai atingir muitos dos seus objetivos e das suas metas e se não planejar provavelmente vai ter mais dificuldade de chegar onde deseja”, afirma.

 

O que é

Mas, afinal, o que é de fato um planejamento?

Planejar, sintetiza a palestrante, compreende basicamente o ato de elencar objetivos e metas com foco naquilo que se almeja alcançar. O planejamento, segundo ela, torna mais claras as escolhas que devem ser feitas e as decisões a serem tomadas, facilitando e otimizando a conquista de um objetivo. “Objetivo é o que a gente realmente quer, o que deseja alcançar. Meta é como vamos fazer para chegar lá. Então, muitas vezes, para atingir um objetivo serão necessárias várias metas. Nesse sentido será importante observar quanto tempo será preciso para alcançar tal objetivo e quais os meios para chegar lá. Por exemplo, se a pessoa tem como objetivo ter uma casa, dentro da sua realidade, precisará traçar metas para conseguir adquiri-la. De repente, vai precisar economizar ‘x’ reais por mês por vários anos até ter condições de num primeiro momento, talvez, comprar apenas o terreno e só mais tarde começar a construir. Mas se ao longo do período planejado as metas traçadas forem cumpridas, será possível economizar e ir subindo degrau por degrau até atingir o objetivo proposto, mesmo que a longo prazo”, exemplifica.

Helda Elaine Völz Bier faz planejamento todo mês de dezembro, há 25 anos: “Não viro o ano sem ter colocado meus planos para o ano seguinte no papel. Gosto de iniciar um novo ciclo sabendo qual caminho eu quero percorrer e onde eu pretendo chegar” Foto: OP

Confira essa matéria na integra em nossa edição impressa de sexta-feira (22). 

TOPO