Marcelo Wiederkehr, presidente do Rotary Marechal Cândido Rondon 25 de Julho, Léia Zambon, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno (Proamar), um projeto do Rotary 25 de Julho, e Andiara Peixoto Birck, coordenadora do Projeto Nutriz, estiveram no Jornal O Presente, nesta segunda-feira (12), para falar do Agosto Dourado, um mês dedicado à intensificação de ações de conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
Em Marechal Rondon, na cadeia da doação de leite materno, o Proamar é parceiro dos serviços prestados pelo Projeto Nutriz, idealizado pela Secretaria de Saúde e apoiado pelo Banco de Leite Humano Doutor Jorge Niside do Hospital Bom Jesus de Toledo. Supervisionado por Alexandra Mendonça e coordenado por Andiara Peixoto Birck, as agentes comunitárias de saúde do Projeto Nutriz coletam o leite semanalmente na casa das doadoras, além de orientar e acompanhar as mamães durante o período de aleitamento.
Durante bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen, Léia e Marcelo evidenciaram os resultados do Proamar, que existe desde 2011, e enalteceram a parceria com o projeto Nutriz, que ganhou vida em 2019.
Andiara explicou como funciona o projeto e falou do trabalho das agentes comunitárias de saúde, bem como destacou o suporte que recebem do Rotary 25 de Julho por meio do Proamar.
Atualmente, aproximadamente 50% de todo o leite materno arrecadado no Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus, de Toledo, é doado por mamães rondonenses.
A importância de amamentar, de doar leite materno, os números de Marechal Rondon e muitos outros detalhes fizeram parte da conversa.
Clique e assista à entrevista!





O Presente
