O diretor executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Marechal Cândido Rondon, Vitor Giacobbo, esteve no Jornal O Presente, para um bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen.
Giacobbo relembrou, na oportunidade, que há cerca de um ano o Saae anunciava aos rondonenses o fim do racionamento de água, com a inauguração da estação de tratamento de água compacta às margens do Arroio Fundo.
Ele afirmou que a decisão de captar água de rio e torná-la potável foi acertada, uma vez que a estação solucionou o problema da falta de água no município e trouxe alívio à comunidade, que por dois anos e meio sofreu com a estiagem prolongada e, por consequência, um longo período de racionamento.
O diretor revelou que o projeto para construção de uma nova estação de tratamento de água está começando a ser elaborado, com vistas a suprir futuras demandas no abastecimento. Tal estação tem uma complexidade maior do que a instalada no Arroio Fundo e vai demandar investimentos na casa dos R$ 20 milhões.
Em relação à sede operacional do Saae, ele comentou sobre o atual estágio da obra e a provável data de inauguração.
Também falou das obras de implantação da rede coletora de esgoto, dos trabalhos em andamento e dos previstos para o decorrer do ano. Detalhou o índice de cobertura da rede e enfatizou as metas determinadas por lei para serem cumpridas até 2033.
Giacobbo deu detalhes sobre a obra de deslocamento da rede de distribuição de água do Saae em função dos trabalhos de duplicação da BR-163, trecho que passa dentro do município de Marechal Rondon.
Elencou, ainda, as prioridades do Saae previstas para 2023 e revelou aquele que considera ser o maior desafio da autarquia.
Por fim, opinou sobre o perfil que considera ideal para o candidato a prefeito de Marechal Cândido Rondon, em 2024, ter êxito nas urnas e na gestão, se eleito.
CLIQUE AQUI e assista.





O Presente