O secretário de Educação de Marechal Cândido Rondon, Fernando Volpato, esteve no Jornal O Presente, nesta quinta-feira (20), ocasião em que falou sobre vários temas relacionados ao setor educacional.
Em entrevista à jornalista Ana Paula Wilmsen, ele mencionou sobre as medidas de reforço à segurança nos colégios, escolas e CMeis adotadas no município depois do ataque a uma creche em Blumenau, em Santa Catarina, no dia 5 de abril.
Volpato enalteceu o apoio das polícias, que em um esforço conjunto estão realizando, há dias, um policiamento preventivo, e explicou por que alguns estabelecimentos de ensino têm recebido a presença de policiais e outros não, contando apenas com rondas ostensivas.
O secretário comentou como foi o “20 de abril” nas escolas e Cmeis do município, se houve ou não o registro de muitas ausências de alunos, devido a boatos que se espalharam dando conta de que nesta data haveria ataques em escolas, o que gerou um medo generalizado nos pais.
Opinou a respeito da instalação de portas giratórias e botões do pânico em instituições de ensino.
Volpato abordou, ainda, o quanto a complexidade da pandemia e da atual situação de segurança mobilizou o setor de Educação a superar desafios e vencer obstáculos, mas também pontuou o que períodos de crises como esses trazem de lições e aprendizados.
Ao longo do bate-papo Volpato revelou uma novidade que a Secretaria de Educação deve colocar em prática em 2024, lembrou da nova escola municipal que está prestes a sair do papel e falou de alguns investimentos previstos para instituições municipais.
Relatou, também, a respeito dos resultados com as lousas digitais, um dos grandes investimentos feitos pela pasta.
Atualizou sobre o andamento das reivindicações dos professores que pedem o piso nacional e revelou se é, ou não, pré-candidato em 2024.
CLIQUE AQUI e assista.





O Presente