O Presente
Vídeos

Ex-deputado Elio Rusch lamenta racha político e afirma não ver acerto entre Marcio e Backes: “Reflexos serão sentidos em 2026 e 2028”

Ele avalia cenário político rondonense, comenta relação com o atual e o ex-prefeito de Marechal Rondon, analisa primeiro ano da atual gestão, destaca falta de representação regional na Assembleia e projeta reflexos para as eleições de 2026 e 2028


calendar_month 30 de dezembro de 2025
3 min de leitura

O ex-deputado estadual Elio Lino Rusch participou, na quarta-feira (24), do programa Política em Pauta, conduzido pela jornalista Ana Paula Wilmsen. Ao longo da entrevista, transmitida ao vivo, Rusch fez uma análise sobre o cenário político de Marechal Cândido Rondon, projeções para as eleições de 2026 e 2028 e abordou outros temas.

Rusch iniciou o bate-papo comentando sobre as condições atuais de sua saúde, após passar por uma cirurgia, meses atrás. Destacou que se preparou para ser “um ex-político” e frisou: “sigo amigo dos meus amigos e companheiro dos companheiros”.

Questionado sobre sua relação com o prefeito Adriano Backes, Rusch foi direto: “Pra mim o Backes não fez nada, mas o desentendimento do grupo não foi bom”. Ele lamentou o racha político entre Backes e o ex-prefeito Marcio Rauber, avaliando que não há possibilidade de reconciliação. “Nosso grupo poderia permanecer por muito tempo, mas infelizmente o racha aconteceu”, disse.

O ex-deputado fez uma análise cautelosa sobre o primeiro ano da gestão Backes e Sauer e enfatizou que a permanência do grupo no governo se deve à “ótima gestão do Marcio Rauber”. Sobre a falta de representatividade regional e possíveis candidaturas, preferiu não cravar nomes ao pleito, mas reforçou a necessidade de representação regional: “Faz falta um deputado para Marechal e região”.

Rusch também falou sobre sua relação com o ex-prefeito Marcio Rauber, apontado como possível pré-candidato a deputado estadual. Reconheceu o potencial de Rauber para disputar e vencer uma eleição, destacando seu respaldo como liderança do Oeste do Paraná.

Assista à entrevista completa.

“Estou me recuperando de uma cirurgia. Para caminhar ainda uso uma bengala, por uma questão de segurança, porque a perna está muito fraca”

“Me preparei para ser um ex-político. Sou amigo dos meus amigos e companheiro dos meus companheiros”

“Não vou me oferecer, mas se me pedirem pra ajudar, farei”
“O Marcio (Rauber) é um líder do Oeste do Paraná, tem bom respaldo”
“Pra mim o Backes não fez nada, mas o desentendimento do grupo não foi bom”

“Lamento o desentendimento do grupo e vejo que não há acerto entre Marcio e Backes. Teremos reflexo em 2026 e 2028”

“Nosso grupo poderia permanecer por muito tempo, mas infelizmente o racha aconteceu”

“Só nos mantemos no governo pela ótima gestão do Marcio Rauber”

“Não vou dizer, Marcio, você tem que ser candidato ou não. Agora, uma coisa eu digo, que faz falta um deputado para Marechal e região, isso faz”

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.