A presidente do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem) de Marechal Cândido Rondon, Alana Ferreira, a coordenadora do Feirão do Imposto, Nicole Bona, e o professor doutor Aládio Zanchet, da Unioeste, estiveram no Jornal O Presente, nesta segunda-feira (8), para falar sobre o Feirão do Imposto, carga tributária, impostos e temas afins.
Na oportunidade, as representantes do Cojem divulgaram a programação do Feirão do Imposto, que conta com várias ações previstas ao longo deste mês, sendo a principal o dia “D”, agendado para 27 de maio, oportunidade em que algumas empresas de Marechal Rondon comercializarão produtos sem a incidência de impostos.
Elas também divulgaram as mesas-redondas sobre “Reforma tributária”, que vão acontecer na Unioeste e no Isepe, na semana que vem.
Alana relembrou uma das grandes conquistas originadas a partir da criação do Feirão do Imposto: a aprovação, em 2012, da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.
A presidente do Cojem também enalteceu conquistas locais, como a do ano passado, com a instituição no calendário oficial do município da Semana de Conscientização sobre a Carga Tributária – Feirão de Imposto, a ser realizada sempre na última semana de maio; e também comentou sobre pleitos em andamento: a implantação de um Impostômetro em Marechal Rondon e também a instituição do Dia do Empreendedor no município.
Aládio, por sua vez, destacou a importância da realização de eventos como o Feirão do Imposto para disseminar informações tributárias de forma simplificada à população e chamou a atenção para a importância da conscientização sobre cidadania fiscal e educação financeira.
Ele também apresentou o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, um projeto mantido por professores e acadêmicos de Ciências Contábeis da Unioeste, em parceria com a Receita Federal e apoio de entidades, o qual oportuniza orientação contábil e fiscal de forma gratuita à comunidade.
O professor fez explicações acerca de questões fiscais e tributárias e chamou para a reflexão de alguns aspectos, como impostos x serviços públicos, entre outras considerações.
CLIQUE AQUI e confira a entrevista.






“No dia D (27 de maio) vamos estar com venda de produtos com isenção de impostos nos comércios parceiros do Cojem. Teremos também venda de combustível com isenção de imposto e também uma motociata”

“O Posto Tonin vai vender 500 litros de combustível com isenção de imposto, sendo 250 litros para carros e 250 litros para motos. No Posto Copagril também haverá venda de combustível com isenção de imposto, atendendo carros e motos”


O Presente