O professor doutor Eurides Küster Macedo Júnior, candidato à direção geral do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), esteve no Jornal O Presente, nesta semana, para um bate-papo com a jornalista Ana Paula Wilmsen.
Na ocasião, ele falou das suas principais propostas de gestão, citou desafios a serem vencidos no campus e na Unioeste como um todo e refletiu sobre a universidade do futuro, que precisa inovar para atrair os jovens dos dias de hoje.
Eurides enalteceu a importância da Unioeste para Marechal Cândido Rondon e região e declarou que, se eleito diretor do campus, pretende inserir a universidade ainda mais na comunidade, permitindo com que a comunidade também se insira ainda mais à universidade e que este processo de troca proporcione ganhos maiores para ambos os lados.
O professor disse estar preparado para o desafio de exercer a função de diretor do campus. “Nos colocamos nessa condição de candidato e temos que esperar o sucesso, manter o pensamento positivo e por isso a importância dessa sintonia no recebimento dos anseios da comunidade acadêmica para que possamos desenvolver um trabalho harmônico voltado a todos e ao avanço da nossa universidade”, frisou.
Eurides apoia a candidatura do professor Alexandre Webber e do professor Gilmar à reeleição. “Somos muito próximos, eu sou um dos pró-reitores desta gestão. Conhecemos o trabalho de perto e vemos o quanto a Unioeste avançou nos últimos anos e por isso apoiamos esse processo para a recondução deles à reitoria”, expôs.
A conversa com o professor Eurides foi muito bacana. Clique e assista!
Quem é Eurides Küster Macedo Júnior
Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) (1989), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA (1993) e doutorado em Agronomia (Irrigação e Drenagem) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente, é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), lotado no Centro de Ciências Agrárias, campus de Marechal Cândido Rondon. Responde como pró-reitor de graduação na atual gestão. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente nos seguintes temas: irrigação, manejo de culturas irrigadas e estatística experimental.
Consulta acadêmica
A Unioeste vai escolher, em 5 de outubro, por meio de consulta acadêmica, reitor, vice-reitor, diretores-gerais de campi, diretores de centros e diretores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) para a gestão 2024/2027.
Neste ano, a consulta acadêmica será realizada de forma on-line e podem participar docentes, agentes universitários, servidores da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) em exercício no HUOP e discentes que compõem a comunidade acadêmica, nos termos do Estatuto e Regimento Geral da Unioeste.

“Temos recebido um retorno extremamente gratificante, porque é uma oportunidade de estabelecer uma relação de empatia, estar próximo aos nossos alunos, servidores e docentes, e essa proximidade nos dá um retorno até para que tenhamos uma sintonia das demandas e anseios da comunidade acadêmica neste momento”

“(Ser candidato neste momento) é uma oportunidade de dar um retorno à universidade. A experiência e a nossa trajetória nos qualificam a colocar nosso nome à disposição para concorrer à direção do campus”

“Hoje temos oportunizado diferentes formas de acesso ao Ensino Superior, agora, precisamos oportunizar a permanência dos alunos, para que eles possam retribuir a nossa sociedade essa formação e que isso resulte em qualidade de vida para todos”

“Queremos trabalhar integrados e cada vez mais próximos do nosso município para que as crianças saibam que a Unioeste está presente aqui, é pública, é gratuita e é de todos. Para que estas crianças possam inserir em seus planejamentos de vida, em seus objetivos, algum curso da Unioeste para ter uma oportunidade, uma formação”

“Todos os cursos de graduação da instituição passaram por uma reformulação no processo pedagógico e todos têm lá a inserção da extensão universitária. Então, estaremos muito mais presentes na comunidade e a comunidade estará muito mais presente na instituição, e essa troca de conhecimento, essa reformulação de conhecimento, vai resultar na formação dos nossos estudantes, professores e da nossa comunidade”

“Temos que trabalhar hoje pensando em uma formação inicial e uma formação continuada, para os nossos professores e para aqueles que forem ingressar no Ensino Superior . As demandas que irão surgir em nossa sociedade serão cada vez mais inovadoras, então precisamos que a universidade também seja de vanguarda, esteja em sintonia e que provoque essas mudanças”

“A assistência estudantil é uma das grandes demandas atuais. Precisamos oportunizar a permanência do acadêmico. Temos tido grandes dificuldades financeiras para que os estudantes possam permanecer. Muitos têm que estudar e trabalhar e isso dificulta. Precisamos buscar ações para auxiliar esses alunos”

Eurides: “Acreditamos que vamos ter sucesso nesse projeto voltado para a instituição, construído por várias mãos; muitas mentes se dedicaram a ele e estamos colocando toda uma trajetória, uma experiência, à disposição, pensando sempre na nossa universidade”
“Temos um debate marcado para o dia 26, uma edição pela manhã e outra no período noturno. Vai ser uma oportunidade de apresentarmos as nossas propostas. É um momento rico para interagir e da comunidade acadêmica ter os dois candidatos frente a frente”

“A universidade precisa parar e repensar o todo. Cursos, metodologias. O jovem com potencial de ingressar no Ensino Superior hoje é muito diferente de anos atrás”

O Presente