O Jornal O Presente Rural lançou, nesta sexta-feira (5), a série “Voz do Cooperativismo” nas mais destacadas plataformas de audiovisual. No programa serão entrevistados os principais líderes do setor cooperativista agropecuário do Brasil. Abrindo este espaço, o primeiro entrevistado foi o presidente da Frimesa, Elias José Zydek.
O primeiro episódio da série foi gravado pelo jornalista e editor-chefe de O Presente Rural Giuliano De Luca e pelo comunicador Ueslei Schubert Stankovicz na sede da Cooperativa Frimesa, em Medianeira. O entrevistado Elias Zydek tem uma vasta experiência no setor cooperativista agropecuário, tendo trabalhado como diretor executivo da empresa por muitos anos antes de assumir a presidência, recentemente. Ele compartilhou suas perspectivas sobre o setor e o papel da Frimesa no agronegócio brasileiro.
Também falou sobre os planos, projetos e perspectivas da Frimesa em curto, médio e longo prazos e apontou as prioridades da cooperativa nos próximos anos.
Abordou, ainda, os riscos que o agronegócio brasileiro corre com problemas ambientais, aumento nas invasões de terras e contrabando de defensivos, e ressaltou o modelo de negócios ESG, cada vez mais necessário.
Por fim, a entrevista traz uma reflexão sobre o novo modelo de gestão em cooperativas.
CLIQUE AQUI e assista à entrevista.


“Nos acostumamos à alta rentabilidade dos grãos. Vivemos um pico nos dois últimos anos, agora neste ano estamos sentindo uma acomodação desses preços. No nosso entendimento isso é normal. Claro, quanto maior o preço, melhor para o produtor de grãos, mas tem que ver se quem consome esses grãos consegue pagar esses preços. E foi o que aconteceu nestes últimos dois anos, o suíno não conseguia pagar, o frango passou momentos difíceis, o leite. Então, precisamos buscar um ponto de equilíbrio entre
commodities de grãos e de proteína animal”

“O governo que assumiu tem uma filosofia um tanto socialista, que não enxerga como problema o que é problema para quem produz. Então, isso é preocupante”
O Presente