O Presente
Vídeos

“O grande desafio do cooperativismo são gestões cada vez mais profissionais”, diz presidente da Frimesa

Elias Zydek ressalta que as cooperativas estão se tornando grandes empresas competidoras no mundo, não só no Brasil, e isso, segundo ele, exige gerenciamentos mais apurados


calendar_month 5 de maio de 2023
3 min de leitura

O Jornal O Presente Rural lançou, nesta sexta-feira (5), a série “Voz do Cooperativismo” nas mais destacadas plataformas de audiovisual. No programa serão entrevistados os principais líderes do setor cooperativista agropecuário do Brasil. Abrindo este espaço, o primeiro entrevistado foi o presidente da Frimesa, Elias José Zydek.

O primeiro episódio da série foi gravado pelo jornalista e editor-chefe de O Presente Rural Giuliano De Luca e pelo comunicador Ueslei Schubert Stankovicz na sede da Cooperativa Frimesa, em Medianeira. O entrevistado Elias Zydek tem uma vasta experiência no setor cooperativista agropecuário, tendo trabalhado como diretor executivo da empresa por muitos anos antes de assumir a presidência, recentemente. Ele compartilhou suas perspectivas sobre o setor e o papel da Frimesa no agronegócio brasileiro.

Também falou sobre os planos, projetos e perspectivas da Frimesa em curto, médio e longo prazos e apontou as prioridades da cooperativa nos próximos anos.

Abordou, ainda, os riscos que o agronegócio brasileiro corre com problemas ambientais, aumento nas invasões de terras e contrabando de defensivos, e ressaltou o modelo de negócios ESG, cada vez mais necessário.

Por fim, a entrevista traz uma reflexão sobre o novo modelo de gestão em cooperativas.

CLIQUE AQUI e assista à entrevista.

Primeiro episódio da série foi gravado pelo jornalista e editor-chefe de O Presente Rural Giuliano De Luca e pelo comunicador Ueslei Schubert Stankovicz na sede da Cooperativa Frimesa, em Medianeira (Fotos: Selmar Marquesin/OPR)
Elias Zydek: “Minha vida profissional se confunde com a história da Frimesa”

“Nos acostumamos à alta rentabilidade dos grãos. Vivemos um pico nos dois últimos anos, agora neste ano estamos sentindo uma acomodação desses preços. No nosso entendimento isso é normal. Claro, quanto maior o preço, melhor para o produtor de grãos, mas tem que ver se quem consome esses grãos consegue pagar esses preços. E foi o que aconteceu nestes últimos dois anos, o suíno não conseguia pagar, o frango passou momentos difíceis, o leite. Então, precisamos buscar um ponto de equilíbrio entre
commodities de grãos e de proteína animal”

Elias Zydek: “Acredito que neste ano teremos acomodação de preços dos grãos nos níveis que estão hoje. Se tivermos safras normais, os preços atuais remuneram os produtores de grãos e viabilizam as proteínas animais”

“O governo que assumiu tem uma filosofia um tanto socialista, que não enxerga como problema o que é problema para quem produz. Então, isso é preocupante”

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.