A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (Commur), Cleunice Novais, a presidente do Conselho da Mulher Empresária de Marechal Cândido Rondon, Ivone Barbosa, e a pedagoga Edna Battistella, do Núcleo Maria da Penha (Numape), participaram de um bate-papo no estúdio de O Presente com a jornalista Ana Paula Wilmsen para falar sobre o Dia da Mulher, celebrado hoje, 8 de março.
Na oportunidade, elas refletiram acerca da data e sobre a importância do papel da mulher na sociedade; enalteceram, ainda, o duplo significado que reveste a data: a celebração das conquistas e a mobilização para tornar novas frentes em realidade.
Reconhecimento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres nunca são demais. Mais do que isso, para as entrevistadas, reforçar e fortalecer as causas femininas são fundamentais para seguir avançando, quebrando tabus, ultrapassando barreiras e deixando obstáculos para trás.
Preconceito, discriminações, machismo, igualdade de gênero, violência doméstica e relacionamentos abusivos também foram temas discutidos na entrevista.
Ivone, Cleunice e Edna também evidenciaram os direitos das mulheres, destacaram a representatividade e o papel de liderança que elas conquistaram na sociedade, nas mais diferentes esferas, e instigaram elas a se inspirar e a inspirar outras mulheres.
Orientações, dicas e conselhos não faltaram por parte das rondonenses, para que muitas páginas sejam viradas em busca de novos avanços à classe.
Por fim, a presidente do Commur, a presidente do Conselho da Mulher Empresária e a representante do Numape traçaram a mulher do futuro.
CLIQUE AQUI e assista.


Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (Commur), Cleunice Novais, e a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Ivone Barbosa: “Ainda existe muito preconceito. (…) A transformação para mudanças precisa começar dentro de casa” (Fotos: Sandro Mesquita/OP)

Ana Paula Wilmsen/O Presente