Fale com a gente

Vídeos Repensar acadêmico

Secretário estadual, reitor e diretor da Unioeste falam sobre um novo olhar às universidades e a necessidade de mudanças

Aldo Bona, Alexandre Webber e Davi Schreiner analisam os desafios enfrentados pela educação e por instituições públicas, reforçam a importância do diálogo com a sociedade, apontam a necessidade de inovar para transformar e refletem sobre o futuro do Ensino Superior

Publicado

em

Hoje (6) teve estreia de quadro novo no Jornal O Presente. Trata-se do “Play, o programa que liga você à informação”.

E o programa de estreia contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, do reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber, e do diretor-geral do campus de Marechal Cândido Rondon, Davi Félix Schreiner.

Durante entrevista com a jornalista Ana Paula Wilmsen, Aldo comentou o que a mudança de status de superintendência para secretaria (Seti) tem representado na prática no segundo mandato do governo Ratinho Junior e enumerou os esforços que estão sendo feitos pela pasta para o atendimento pleno de demandas. Citou, ainda, ações do Estado que têm contribuído para melhorias e avanços no setor e enalteceu a incansável busca pela excelência em ações de ensino, pesquisa e extensão, as quais, segundo ele, têm surtido resultados positivos constantemente.

O reitor da Unioeste e o diretor-geral do campus de Marechal Rondon evidenciaram os investimentos conquistados no 1º semestre deste ano, que, conforme eles, resultam em inúmeros benefícios às comunidades acadêmicas.

A eleição na Unioeste também esteve em pauta. Alexandre, que já colocou seu nome à disposição como pré-candidato a reitor para mais uma gestão, falou das articulações em andamento e informou que a consulta à comunidade acadêmica deve ocorrer no início de outubro.

Davi, por sua vez, reafirmou seu apoio à reeleição de Alexandre e mencionou quais nomes estão sendo ventilados para as direções de centros no campus rondonense.

Passada a turbulência da pandemia, Aldo, Alexandre e Davi refletiram sobre as complexidades, os desafios e as mudanças de foco para lidar com as novas gerações, encarando cenários que fogem da estabilidade de outros tempos, visando atrair os jovens para as universidades, driblando incertezas e instabilidades e criando oportunidades de transformações a partir do campo da inovação. Também opinaram sobre como vislumbram o Ensino Superior no futuro.

O bate-papo contou com muitos outros assuntos. CLIQUE AQUI e assista.

Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, e o diretor-geral do campus de Marechal Rondon, Davi Félix Schreiner, participaram da estreia do “Play, o programa que liga você à informação” (Fotos: Sandro Mesquita/OP)
Alexandre Webber e Davi Schreiner falaram sobre investimentos e novidades na Unioeste e Aldo Bona mencionou sobre o trabalho da Seti para o atendimento de demandas e na incansável busca pela excelência em ações de ensino, pesquisa e extensão
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona: “Esperamos que as nossas universidades públicas encontrem mecanismos para fazer frente à necessidade de transformações constantes. Que possamos nos adequar a novas formações e que isso possa qualificar cada vez mais o papel das instituições públicas”
Reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber: “Estamos conversando bastante e temos grandes chances da universidade seguir em paz. Temos chances de sair com grandes apoios e a minha busca é conseguir o apoio dos cinco diretores de campus, e isso está bem conduzido”

“Tivemos um mandato com uma série de dificuldades, enfrentamos a pandemia e, mesmo assim, avançamos bastante. Plantamos muito nestes três anos e meio e tenho certeza que a universidade, a sociedade como um todo, vai colher muitos frutos”

Diretor-geral do campus de Marechal Cândido Rondon, Davi Félix Schreiner: “Pelo que temos ouvido e dialogado, o campus de Marechal não deve apresentar uma candidatura a reitor”

“Vamos ter a abertura do curso de Psicologia no campus de Toledo e fazer a revisão geral das grades curriculares. Estamos repensando a universidade, temos que entender quem é o nosso aluno e qual é a necessidade da sociedade” (Alexandre Webber)

Secretário estadual Aldo Bona, reitor da Unioeste, Alexandre Webber, e o diretor-geral do campus de Marechal Rondon, Davi Félix Schreiner, com a jornalista Ana Paula Wilmsen: visita ao O Presente nesta quinta-feira (6)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente