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Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada em Rondon

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Carina Ribeiro/OP
A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário Municipal Guavirá hoje (05), amrca o início de uma nova realidade para 40% da população residente na sede da cidade

Foi inaugurada na manhã de hoje (05) a Estação de Tratamento de Esgoto Sanitário Municipal Guavirá, marco que inicia uma nova realidade para 40% da população residente em Marechal Cândido Rondon. O evento foi prestigiado por vários munícipes, entre eles um dos fundadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), o empresário Werner Wanderer.

Além dele, estiveram presentes o prefeito Moacir Froehlich; vice prefeito Silvestre Cóttica; diretor do SAAE Luiz Carlos Lirio (Grilo); presidente da Câmara de vereadores Ilário Hoffsteater; Deputado Federal Zeca Dirceu; Deputado Estadual Ademir Bier; Deputado Estadual Elton Welter; presidente da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) Gilson de Carvalho Queiroz Filho; o superintendente Estadual da Funasa, Raul Henrique Ribas Macedo; além de prefeitos, vereadores e secretários de vários municípios da região.

Histórico

O início dos trabalhos de implantação do sistema de esgotamento sanitário em Marechal Cândido Rondon data de maio de 1990, quando deu-se início ao processo de implantação do sistema com a elaboração de um caderno de encargos para estudo e concepção, compreendendo um agrupamento de dados e informações que subsidiariam os primeiros projetos de engenharia, elaborados em 1991.

Nesta época foi prevista a divisão do perímetro urbano em três bacias e haveria necessidade de implantação da obra em etapas, devido às limitações de recursos financeiros.

Em 17 de novembro de 1993 foi firmado o primeiro convênio, entre Ministério do Bem-Estar Social e o município de Marechal Cândido Rondon. Nesta época o efluente poderia ser lançado “in natura” no Córrego Guavirá, de acordo com a Superintendência de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surhema).

Carina Ribeiro/OP
Lagoa de tratamento

Porém, havia dificuldade em obter recursos financeiros para implantação; quanto à solicitação da licença prévia ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a mesma não foi aceita, causando um enorme transtorno na época, por isso foi necessário elaborar um projeto de engenharia.

Em 1994 iniciou-se a implantação da rede coletora de esgoto sanitário na cidade, mais especificamente na região da Bacia 1 e Bacia 2. A obra foi executada pela empresa Gerente, contemplando aproximadamente 60 mil metros de rede coletora.

Em 2000 o Saae contratou o projeto técnico, que foi desenvolvido pela empresa Sanegraph Consultoria em Sistemas de Informática e Saneamento S/C Ltda. O projeto contemplaria o interceptor e emissário ao longo do Lajeado Guavirá e também da Estação de Tratamento de Esgoto.

Em 2004 o município firmou convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), com o intuito de implantar o interceptor, emissário e estação de tratamento de esgoto. Em 2006 o Saae recontratou a empresa Sanegraph com a finalidade de refazer o cálculo do interceptor e emissário, para um ajuste necessário no traçado.

Neste período o município e o Saae não dispunham de estrutura física e pessoal para execução das obras e buscou-se liberação de mais recursos. Em 2006, Marechal Cândido Rondon firmou o convênio com a Funasa, com o propósito de contemplar uma etapa útil do projeto. O convênio entre Funasa e prefeitura totalizava R$ 896,7 mil, com contrapartida da prefeitura de R$ 326,7 mil e Funasa de R$ 570 mil.

Efetuado o estudo em três pontos do Lajeado Guavirá, em julho de 2006 a Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento (Sudersha) emitiu parecer confirmando que havia disponibilidade hídrica no Lajeado Guavirá, em dois pontos analisados.

Em função de não dispor de recursos para a execução da obra, foi efetuado um acordo com a Funasa. Em decorrência de erros administrativos e para regularizar a situação da prestação de contas, em junho de 2009 o município teve que devolver o valor de R$ 108,2 mil referente ao valor repassado e juros do convênio.

Em 2008 o Saae, com equipe própria, iniciou a execução da obra (interceptor e emissário). Foram encontrados diversos transtornos, como rochas, áreas alagadas, sangas, execução de uma travessia subterrânea na BR-163 e três travessias áreas, uma de 112 metros de extensão.

A Licença de Instalação ao IAP foi concedia em outubro de 2007 e renovada em 2009 e 2012. A Licença de Operação foi solicitada em agosto deste ano. Em 2011 foi iniciada a negociação de aquisição das áreas onde foi instalada a estação de tratamento.

Em maio de 2012 foi assinada a ordem de serviço entre prefeitura e empresa IK Obras e Serviços Ambientais Ltda, para início da construção da  Estação de Tratamento de Esgoto. Neste período também foi efetuado trabalho de topografia para corte e aterro.

Em agosto de 2013 foi concluída a construção da Estação, com duas lagoas anaeróbicas e uma facultativa. As próximas ações a serem realizadas estão concentradas na ligação do esgoto domiciliar à rede coletora. 

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