Fale com a gente

Agronegócio Novo calendário

Vazio sanitário da soja terá escalonamento conforme as regiões do Estado

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná juntamente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) dividiu o estado em três sub-regiões com dados diferentes para o início do vazio sanitário e para a semeadura da soja, respeitando os diversos microclimas e os períodos mais adequado para o plantio da oleaginosa.

Novo calendário

O vazio sanitário da soja no Paraná não terá mais um dado único para todas as regiões, como acontecia até a última safra.

Sob a fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o novo calendário do Vazio Sanitário é:

  • Região 1 (Sul, Leste, Campos Gerais e Litoral): O vazio sanitário ocorrerá de 21 de junho a 19 de setembro. A semana será permitida de 20 de setembro de 2024 a 18 de janeiro de 2025.
  • Região 2 (Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste): A coleta sanitária vazia mais cedo, de 2 de junho a 31 de agosto. A semana será permitida de 1.º de setembro de 2024 a 30 de dezembro.
  • Região 3 (Sudoeste): O vazio sanitário será de 22 de junho a 20 de setembro. A semestre poderá ocorrer entre 21 de setembro de 2024 e 19 de janeiro de 2025.
  • Essa regionalização dos dados visa a modernização o controle da ferrugem asiática e ajustar melhor o calendário de planejamento às condições climáticas específicas de cada região do estado.

Vazio Sanitário

Durante o vazio sanitário, é proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja no campo, com o objetivo de evitar que uma planta se torne hospedeira do fungo “Phakopsora pachyrhizi”, causador da ferrugem asiática, a principal doença da soja devido à sua severidade, disseminação, custos de controle e potencial de redução da produtividade.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente