O Presente
Affonso Celso Gonçalves Jr.

Merecimento…

calendar_month 26 de setembro de 2024
5 min de leitura

Affonso Celso Gonçalves Jr. – Autor do livro “Fragmentos

Muitas pessoas que conheço se encaixam na categoria daquelas que creem não serem dignas do sucesso que possuem ou não merecem as agruras da sua vida terrena. E quando me refiro ao sucesso, saliento a grandiosidade da palavra, incluindo sucesso pessoal, familiar, espiritual e profissional. No que tange às agruras, refiro-me às dificuldades terrenas e posso citar como exemplos as inúmeras doenças, relacionamentos fracassados, vícios, insucesso profissional e a falta de fé em si mesmo e nos mestres espirituais.

A verdade é que todo ser possui exatamente aquilo que é do seu merecimento, nada mais e nada menos, levando-se em consideração não somente as suas atitudes nesta encarnação terrena, mas nas anteriores também. Então, mantenha-se no caminho da retidão, tenha fé e acredite na lei do retorno, seja honesto, leal, estudioso, dedicado, determinado, ame aqueles que o amam, auxilie aquele que realmente faz por merecer e, assim, certamente você colherá os frutos de tudo isso na sua vida. Mas se você for uma pessoa que não possui foco e determinação, não busca se aperfeiçoar como ser humano, não zela pela sua família e alimenta vícios do corpo e da alma, então, você estará caminhando de encontro ao emaranhado de teias do umbral e das forças negras dos vampiros espirituais.

Um sábio ditado diz o seguinte: “O que a mão direita dá a mão esquerda não necessita saber”. Com isso, devemos entender que a caridade é demonstrada de diferentes formas e não necessita ser dada em virtude de vínculos familiares, pois nem sempre são os laços de sangue que o auxiliaram quando você mais necessitou, mas, certamente, são aqueles que mais o cobram exatamente por aquilo que não lhe deram.

Deveríamos ser solidários com aquele que tenta chegar a algum lugar e por algum motivo não conseguiu e, não com aquele que somente espera que todos tenham a obrigação de ajudá-lo, pura e simplesmente porque ele se considera uma pessoa sem sorte na vida.

Portanto, devemos ajudar aquele que é merecedor, que não foge do trabalho e das obrigações e, principalmente, aquele que tem a humildade de buscar o verdadeiro auxílio para mudar de vida e aprender que o esforço de pescar é mais importante que ganhar o peixe.

A mudança é necessária, mas não se esqueça daquilo que você fez de ruim para si mesmo e para os demais, pois isso não poderá ser apagado somente pela sua redenção. Portanto, tente aumentar seus créditos terrenos sem esquecer-se de seus débitos, pois muitas pessoas, quando ficam mais velhas, tornam-se donas da verdade e saem por aí julgando e questionando os demais, olvidando tudo aquilo que fizeram ou deixaram de fazer, aos seus inúmeros irmãos de jornada.

Sendo assim, aproveite sem culpa tudo de bom que a vida lhe oferece e saiba que os momentos difíceis existem para nos colocar à prova com relação ao que necessitamos resgatar.

Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos. Albert Einstein

Sobre o autor: Affonso Celso Gonçalves Jr.

É graduado em Química Industrial pela UFSM-RS, especialista em Ensino de Química pela UEPG-PR, mestre em Agroquímica pela UEM-PR, doutor em Química Analítica pela UFSC-SC, pós-doutor em Ciências Ambientais pela UFG-GO, pós-doutor em Remediação de Compartimentos Ambientais pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha e também pós-doutor em Ciências Agrárias pela UEM-PR. Profissionalmente, o autor é professor associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desde 1999, tendo atuado até 2021 no Centro de Ciências Agrárias e desde 2021 está lotado no Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas, no campus de Cascavel, ministrando aulas de Química aplicada aos cursos de Engenharias. Atualmente, é pesquisador Produtividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na área de Ciências Ambientais. Atua como docente permanente e orientador nos seguintes programas de mestrado e doutorado da Unioeste: a) Engenharia de Energia na Agricultura; b) Conservação e Manejo de Recursos Naturais.

Lidera o Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (GESOMA). Em sua carreira já publicou aproximadamente 270 artigos científicos em periódicos indexados internacionais e nacionais, além de cerca de 600 trabalhos em eventos científicos internacionais e nacionais. Cabe ressaltar ainda a publicação e organização de livros técnicos e científicos, além de dezenas de capítulos de livros científicos internacionais e nacionais.

Já ministrou em torno de 100 conferências, palestras ou trabalhos em diversas instituições do Brasil e do exterior (Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal e Chile) com as quais possui parcerias científicas e convênios.

Possui diversos projetos de pesquisa e extensão concluídos e/ou em andamento aprovados com recursos e em colaboração com equipes nacionais e internacionais.

Tem experiência como palestrante e na condução de treinamentos e cursos nas áreas de gestão e sustentabilidade ambiental e ferramentas da qualidade laboratorial. Em sua vida profissional também já colaborou com diversas empresas e indústrias nas áreas ambiental, química, alimentos e fármacos.

Recebeu em sua carreira diversas homenagens e prêmios nacionais e internacionais.

Instagram: https://www.instagram.com/affonso_jr_/

Facebook: https://www.facebook.com/affonso.goncalvesjunior

Currículo: http://lattes.cnpq.br/0274178372961922

Livro FRAGMENTOS: https://www.livrariascuritiba.com.br/fragmentos-lv502560/p

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.