O Paraná parece ser o grande celeiro do cooperativismo, especialmente a região Oeste do Estado.
A ideia trazida do Rio Grande do Sul, onde o movimento nasceu, criou raízes e prosperou aqui, não só para organizar os agricultores em torno de ideais cooperativistas, mas também para gerar desenvolvimento econômico.
Hoje as maiores cooperativas do Brasil são do Paraná e os negócios só crescem.
Pode-se afirmar com segurança que a economia do Oeste do Paraná cresce impulsionada pelas cooperativas.
Depois que as cooperativas surgiram a produção de frangos, suínos, leite, mandioca, sem contar as culturas da soja e milho, foram aumentando sua produtividade em escala impressionante.
Além das cooperativas de produção também o sistema financeiro foi aderindo ao cooperativismo de crédito, a ponto de termos aqui na região um dos maiores índices de participação das cooperativas em captação de recursos e percentual de participação em financiamentos agrícolas e concessão de crédito para empresas e pessoas físicas.
Além dessas cooperativas, Marechal Cândido Rondon ainda tem a Cercar, cooperativa de eletrificação rural e que atua em vários negócios, inclusive geração de energia elétrica, envolvendo quase dois mil associados.
Várias das principais indústrias de Marechal Rondon estão nas mãos das cooperativas, como o frigorífico de aves da Lar, a indústria de laticínios Frimesa, o frigorífico de suínos Frimesa, a indústria de esmagamento de soja da Copagril e outras pequenas indústrias que giram em torno.
Certamente nenhum dos fundadores das cooperativas, há 50 anos, imaginaria que o cooperativismo na região seria tão importante para o desenvolvimento do Oeste do Paraná.
Cresceram os agricultores econômica e tecnicamente, cresceram indústrias, cresceram o comércio e a prestação de serviços.
Temos hoje uma região fortemente desenvolvida e economicamente sólida, muito diferente do restante do Brasil.
Grande parte disso se deve ao crescimento e ao fortalecimento das cooperativas.
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul