Poucas vezes, talvez nunca na história de Marechal Cândido Rondon, havia tantas obras de vulto sendo realizadas ao mesmo tempo.
É só passar alguns dias fora da cidade que a gente retorna e logo percebe as mudanças.
Há obras do governo federal, do governo estadual e do município.
Algumas obras importantes ainda não começaram, como a remodelação da Avenida Maripá. Outras se estendem por mais de uma década, como o Teatro Municipal.
Mas vale a pena ressaltar o momento extraordinário que estamos vivenciando começando pelo governo federal, que assim que tomou posse mandou recomeçar a obra paralisada da BR-163.
Contrariando a expectativa da maioria dos rondonenses, a obra deve ficar praticamente concluída até o final deste ano.
O Governo do Estado não interrompeu a construção do Contorno Oeste, com dois viadutos, obra importante para desviar o trânsito pesado do centro.
Além disso, finalmente a sede própria do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) está erguida e começando a última etapa da obra.
Para quem passa pela Praça Willy Barth percebe que ela está totalmente cercada por tapume. Lá dentro estão executando a revitalização que deve ser o futuro cartão-postal da cidade.
No prolongamento da Avenida Rio Grande do Sul, uma grande obra está em execução: a duplicação do trajeto do Supermercado Copagril até a estrada de entrada ao Clube Lira.
Ao circular pela cidade, em quase todas as regiões, inclusive nos bairros e distritos, há obras de recape asfáltico, meio-fio e galerias sendo executadas.
Sem citar os empreendimentos como a sede regional da Sicredi Aliança, que está praticamente concluída, e o Hospital da Unimed.
Como é bom ver o progresso, sem cores partidárias.
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul