Umas das maiores plantas industriais do Paraná está sendo edificada na cidade de Assis Chateaubriand, com previsão para ser inaugurada no início de dezembro deste ano.
Trata-se do frigorífico da Frimesa, que vem para atender uma demanda crescente de produção de suínos através dos integrados das cooperativas sócias: Lar, Copagril, C.Vale, Primato e Copacol.
A planta impressiona em todos os aspectos: pelo canteiro de obras, pela metragem de área coberta, pela quantidade de suínos que vai abater diariamente, pelo número de empregos que vai gerar e pela renda que vai distribuir tanto para os produtores rurais quanto para os municípios de toda a região.
Há muito tempo as principais cooperativas do Oeste do Paraná vêm se destacando no setor agroindustrial.
Os melhores projetos industriais dos últimos anos estão sendo conduzidos pelas nossas cooperativas e com elas avança o agronegócio como um todo.
Contabilizamos resultados altamente positivos em todos os setores: frango, suínos, leite, peixes e mandioca, todos com melhorias tecnológicas significativas no campo.
Mas as maiores conquistas estão sendo possíveis na produção final, depois que conquistamos melhorias sanitárias e ambientais.
Agregamos valor e qualidade ao produto que hoje ganha os maiores mercados de consumo mundial.
Agora iniciamos um novo capítulo e precisamos ampliar nossos cuidados com a sanidade animal e vegetal, que são nossas matérias-primas que formam o insumo para a produção industrial.
E isso não depende só do produtor e nem somente da indústria.
Os cuidados dependem de leis, de fiscalização adequada, de responsabilidade e de investimentos.
As cooperativas e o agronegócio regional são um patrimônio muito valioso que toda a sociedade tem a responsabilidade de zelar, pois representa um legado de várias gerações.
Arno Kunzler é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul