A festa de aniversário do município de Marechal Cândido Rondon coincide com a Festa Nacional do Boi no Rolete.
Fim de julho as famílias rondonenses se encontram na festa. Quem mora longe aproveita para visitar a cidade e seus parentes nesta época do ano.
A movimentação em torno da Expo Rondon não é só de quem expõe, de quem vai aos shows ou de quem gosta de pratos típicos.
As pessoas vêm para curtir a cidade, rever familiares e amigos e relembrar dos momentos felizes que aqui viveram.
A festa começou modesta, em 1979, mas foi agregando conhecimento, infraestrutura, logística e, por que não dizer, saudades de quem já esteve e viveu aqui.
Sim, a festa conhecida como a festa do município, que engloba desfiles, bailes, shows, exposições, arte e cultura. A gastronomia atrai anualmente milhares de pessoas, entre autoridades e desconhecidos, que vêm matar a saudade da terrinha, de seus amigos e familiares e do boi no rolete, do eisbein, do café colonial e dos mais diferentes e populares pratos regionais.
Sim, é um grande encontro de gente.
Para onde se olha neste evento tem alguém que por algum tempo morou aqui e foi desbravar outras regiões desse imenso Brasil.
Mas na festa, na Festa do Boi no Rolete, não pode faltar.
Por ser uma cidade acolhedora e festeira por natureza, Marechal Cândido Rondon se destaca não só entre os municípios paranaenses, mas no Brasil inteiro.
É raro um evento desse tamanho ser tão bem organizado e com a participação de tantos voluntários, empresas e entidades.
Um verdadeiro SHOW de organização.
Por Arno Kunzler. Ele é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul
arno@revistaamigosdanatureza.com.br
@arnokunzler
Quer ler mais artigos do Arno Kunzler? Clique aqui.