O Presente
Arno Kunzler

Está no páreo

calendar_month 30 de julho de 2025
2 min de leitura

Cada dia me convenço mais que Ratinho Junior está entre os nomes mais viáveis para disputar a Presidência da República em 2026.

O centro e a direita têm vários nomes, mas, talvez, nenhum deles com tanto potencial de crescimento quanto o governador do Paraná.

Se não, vejamos. O líder das pesquisas hoje é Tarcísio de Freitas, um governador que ainda tem possibilidade de reeleição.

Tarcísio pode até ser o nome preferido dos bolsonaristas, não necessariamente do clã Bolsonaro, mas se não for candidato à reeleição, o grupo terá muita dificuldade para encontrar uma solução viável para sucedê-lo ao governo de São Paulo.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é um nome bem avaliado dentro do espectro direitista, mas limitado à direita pela própria rejeição crescente a Bolsonaro.

Além disso, a família tem a expectativa de elegê-la senadora pelo Distrito Federal, uma cadeira de oito anos garantida.

Sem Bolsonaro, sem Tarcísio e sem Michelle na disputa, sobram quatro ou cinco governadores.

Raquel Lira, de Pernambuco, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, parecem os mais distantes do potinho onde serão depositados os nomes a serem escolhidos.

Restam, em relativa igualdade nesta disputa, os governadores do Paraná, Ratinho Junior – do PSD, partido que integra o governo federal e também o governo de São Paulo -, de Goiás, Ronaldo Caiado – do União Brasil, partido que também integra o governo federal -, e de Minas Gerais, Romeu Zema, do partido Novo, que está num Estado mais populoso, contudo, num partido de menor expressão nacional.

As cartas estão na mesa. Agora começa a queda de braço entre os que querem um candidato mais alinhado e comprometido com ações e discursos do bolsonarismo, ou alguém com capacidade para furar a bolha direitista e disputar votos de centro ou até da esquerda com o presidente Lula.

Hoje eu apostaria que o nome mais fácil e mais viável é o governador do Paraná.

Para isso precisa acomodar a família Bolsonaro, pois, em caso de disputas internas e falta de bom senso no campo da direta, pode acontecer o que nenhum deles espera: perder de novo para Lula.

arno@revistaamigosdanatureza.com.br

@arnokunzler

Quer ler mais artigos do Arno Kunzler? Clique aqui.

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.